Cerca de 80 profissionais da Semed participam de palestra no auditório da escola Placidino Passos

Publicado em: 24 de novembro de 2010
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Cerca de 80 profissionais da Semed participam de palestra no auditório da escola Placidino Passos

Aproximadamente 80 pessoas, entre professores da rede municipal, pedagogos, diretores, equipe da secretaria de Educação foram hoje (24) ao auditório da escola “Placidino Passos” para assistir a palestra “A presença Africana no ensino de Matemática”, com o professor Gustavo Henrique Araújo Forde (Mestre em Educação da Ufes). O encontro faz parte dos eventos realizados pela Secretaria de Educação (Semed) da Prefeitura de Aracruz, por meio do Setor de Diversidade – Segmento Educação Afro – em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, que é comemorado no dia 20 de novembro, data que lembra a resistência de Zumbi.

Por isso, nos meses de novembro e dezembro deste ano, a Semed promove o “II Seminário de Educação para as Relações Étnico-Raciais: Problematizar o Currículo e as Práticas Pedagógicas”, com o objetivo de intensificar a discussão sobre o tema proposto, tendo em vista, a implementação da Lei 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana na educação do Ensino Fundamental e Médio, nas instituições de ensino do município.

O palestrante dessa quarta-feira, o professor Gustavo Henrique Araújo Forde, explicou: “Todo conhecimento é na verdade um auto-conhecimento. Portanto, os conhecimentos não são dados e nem falam por si mesmos, pelo contrário, eles são estabelecidos e fornecem informações em sintonia com o referencial cultural do pesquisador ou do professor. Isto é, o conhecimento que produzimos está intimamente ligado às nossas próprias crenças e valores. Ele não é uma criação e sim uma descoberta. Todo conhecimento que descobrimos, revela em parte quem somos. O principal problema encontrado no processo de ensino e aprendizagem da História Africana não é relativo a história, e sim, à sua complexidade”, afirmou o palestrante aos presentes. A palestra continua à tarde, a partir das 13h.

CONHEÇA AS PRÓXIMAS PROGRAMAÇÕES

25 e 26 de novembro, no auditório do Polo UAB e da escola “Placidino Passos”

Discussão sobre o currículo escolar e a Lei 10.639/03 com professores, por área de estudo/disciplina:

- 5ª feira (25/11) – Currículo de Ciências/Educação Física – Polo UAB – (7h30 às 11h30 e das 13h às 17h);

- 6ª feira (26/11) – Currículo de Geografia – Polo UAB – (7h30 às 11h30).

30 de novembro, das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h, no auditório do Polo UAB:

- Relatos de experiências dos projetos Afro-Brasileiros desenvolvidos em escolas de Aracruz.

08 de dezembro, das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h, no auditório do Polo UAB:

- Relatos de experiências dos projetos Afro-Brasileiros, desenvolvidos em escolas de Aracruz.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: