Simulação de acidente de trânsito com múltiplas vítimas faz instituições colocarem seus protocolos em funcionamento

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa), participou na manhã deste domingo (19/09), na Praça da Paz, centro, de uma simulação de acidentes de trânsito com múltiplas vítimas. O evento foi uma realização da 2ª Cia Independente de Corpo de Bombeiros de Aracruz, e contou com as parcerias da Semsa, FAACZ e Hospital São Camilo.
A simulação foi aberta ao público e mostrou toda a operacionalização de um acidente com um ônibus, envolvendo, na ocasião, alunos de enfermagem da FAACZ, além de viaturas da ECO, Samu e Corpo de Bombeiros. As vítimas foram direcionadas ao Hospital São Camilo, tendo como foco o atendimento, o translado e a recepção dessas várias vítimas.
O Major Lucas Sossai Waldetario da 2ª Cia Independente de Corpo de Bombeiros, afirmou que o evento foi um sucesso. “Deixamos para fazer esse simulado no primeiro dia da Semana Nacional do Trânsito. Com o apoio de todos os envolvidos a organização funcionou muito bem. O evento demonstrou uma organização do sistema de resposta para atendimento de emergência em Aracruz e municípios do entorno. Nossa avaliação foi altamente positiva, com um cenário organizado, em que as vítimas receberam os atendimentos com recursos escassos, como é o que acontece em um acidente com várias pessoas”, disse.
Ainda de acordo com o Major, a simulação também serviu para que as instituições colocassem seus protocolos em funcionamento. “Verificamos também um atendimento organizado, sistematizado, que priorizou as vítimas mais graves, obedecendo as ordens de prioridade de acordo com as gravidades de lesões. Isso tudo funcionou para que as instituições conseguissem colocar seus protocolos em funcionamento. Posso afirmar que estamos caminhando na direção correta”, pontuou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental
- Meio Ambiente incentiva adoção responsável e cuidados com o bem-estar animal
- Cronograma de limpeza urbana se intensifica no município
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Aracruz obtém Nota A+ em Capacidade de Pagamento do Tesouro Nacional e consolida posição de destaque em gestão fiscal
- Professores da Educação Especial participam de formação sobre inclusão, diversidade e sala de aula
- Assinado o decreto de Regularização Fundiária do Centro Empresarial "Guilherme Devens"