Prefeitura de Aracruz inicia conversas de implantação da ciclofaixa na orla para otimizar condições de tráfego dos ciclistas

Publicado em: 22 de setembro de 2021
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: Entre as situações levantadas na reunião, destaque para a criação de uma ciclofaixa na extensão da orla e a marcação das trilhas do município por GPS
Prefeitura de Aracruz inicia conversas de implantação da ciclofaixa na orla para otimizar condições de tráfego dos ciclistas

O prefeito Dr. Coutinho, na companhia dos secretários Almir Viana  (Setrans) e Rafael Borgo (Semob), recebeu em seu gabinete o vereador Jean Pedrini e ciclistas de Aracruz para dar início a uma conversa com o intuito de criar melhores condições de tráfego para os ciclistas em toda extensão da orla do município.

O vereador Jean Pedrini iniciou as conversas explicando o que motivou a realização da reunião do executivo com os ciclistas. “Nós fomos procurados por moradores da orla após mais um acidente que matou um ciclista, desta vez na ponte sobre o rio Potiri no último dia quatro de setembro. Infelizmente esta não foi a primeira vez e nem será a última caso não tomemos alguma atitude. Por isso fomos procurados pelos ciclistas para marcarmos esta conversa e dar início a alguma ação que possa otimizar o tráfego para eles”, explicou.

Ainda de acordo com o parlamentar, esse ponta pé já se iniciou no centro da cidade, que recentemente ganhou uma ciclofaixa de seis quilômetros. “Percebemos que houve um crescimento muito grande de ciclistas no centro da cidade, e as alterações que estão sendo feitas nas vias os ajudarão muito. Na orla esse grupo de ciclistas é ainda maior, pois recebemos pessoas que vêm de outras cidades para conhecer nossas praias e as áreas indígenas”, disse.

Entre as situações levantadas na reunião, destaque para a criação de uma ciclofaixa na extensão da orla e a marcação das trilhas do município por GPS, o que ajudaria muitos ciclistas a evitarem o asfalto. O Secretário Rafael Borgo disse que já existe um projeto pronto do Departamento de Estrada e Rodagem (D.E.R) que atenderá a ES-010. “Tem um projeto pronto do D.E.R para a criação de uma ciclofaixa na ES 010 que cobriria até a entrada de Vila do Riacho, sendo duas faixas de dois metros de acostamento, o que é muito melhor do existe hoje”.

Segundo Borgo, o trecho que liga a ponte do rio Piraquê-Açu até a segunda ponte da Barra do Sahy é o trecho dois da obra, que será iniciado possivelmente no primeiro semestre de 2022. “Serão feitas faixas de desaceleração e demais intervenções urbanas, como a pavimentação da via em frente ao Sesc”, explicou.

Intervenções do município
Entre as intervenções que o município já fez e ajudará os ciclistas é a renovação da iluminação pública no trecho da orla pela ES-010. “Aonde não tiver iluminação pública, quando essa obra for implantada, faremos futuramente uma extensão de rede. A parte da  iluminação que vai da sede até o trevo da Jurong, temos um projeto pronto e possivelmente vamos abrir uma licitação para contratar essa obra no início de outubro. Estamos trabalhando para promover melhorias”, afirmou Rafael.

Os cilistas também sugeriram que a prefeitura trabalhasse a conscientização de quem trafega por Aracruz para que eles passassem a usar mais suas bicicletas, o que ajudaria a desafogar o trânsito, além dos próprios servidores da prefeitura serem incentivados a virem trabalhar em suas bicicletas. Para isso seria usado comunicação via panfletagem e faixas, principalmente aos finais de semana.

O prefeito Dr. Coutinho se dispôs a ajudar os ciclistas, e pediu ao seu secretariado celeridades nessas questões. “Estamos tratando da segurança e vida de quem trafega por nossas vias. Infelizmente tivemos mais uma morte por atropelamento na orla. Vamos envolver todas as secretarias possíveis para que tenhamos um resultado rápido e benéfico. Nossas ações já se iniciaram aqui no centro e também vamos dar uma atenção à orla”, pontuou.

Compartilhe em suas redes sociais: