Prefeitura e estudantes vão plantar árvores para proteger nascente na Vila do Riacho

Publicado em: 24 de setembro de 2021
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: A nascente, localizada em uma fazenda nas proximidades da Vila do Riacho, já está cercada para receber o plantio
Prefeitura e estudantes vão plantar árvores para proteger nascente na Vila do Riacho

No próximo dia 06 de outubro as secretarias de Meio Ambiente (Semam) e Agricultura (Semag) irão participar de uma ação com alunos do 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Ermentina Leal, da Vila do Riacho. Trata-se da etapa prática da disciplina eletiva "Minha Pegada", que trabalha a conscientização ambiental e o reflorestamento como forma de ajudar estimular a mentalidade de preservação ambiental e sustentabilidade, abordando o tema “Reflorestando para salvar vidas”.

Serão plantadas 140 mudas adequadas para o entorno da nascente, como Aroeira, Curindiba, Embaúba entre outras espécies doadas pela empresa local (Imetame) e Semag, na fazenda Gimuhuna, localizada nas proximidades da Vila do Riacho.

Os berços onde as mudas serão plantadas já foram abertos pela equipe da Semag e, de acordo com informações da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), todo trabalho é proveniente das parcerias firmadas entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que fez o mapeamento da área com GPS, e Secretaria Municipal de Agricultura, que forneceu estacas e arames para o proprietário da fazenda cercar o entorno da nascente.

A execução do plantio ficará por conta dos estudantes, com orientação técnica da Gerência de Recursos Naturais da Semam e técnicos da Semag.

Em nota, a Semam disse que a proteção de nascentes é a base para a sustentabilidade e faz parte do Programa Águas do Futuro desenvolvido pela atual gestão e que a Secretaria de Meio Ambiente atua, dentro de suas atribuições, como agente vigilante das práticas da gestão de recursos hídricos.


Com informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente
e Secretaria de Estado da Educação.

Compartilhe em suas redes sociais: