Moradores de comunidades do interior de Aracruz têm dia especial para cuidar da saúde

Publicado em: 25 de novembro de 2010
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Moradores de comunidades do interior de Aracruz têm dia especial para cuidar da saúde

Agora é a vez dos moradores de Barra do Riacho, Coqueiral, Santa Cruz, Guaraná e Vila do Riacho serem contemplados com o "Dia D” da Atenção à Saúde, que acontece no próximo sábado (27), das 8 às 16 horas. O evento, organizado pela Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Aracruz vai levar até as comunidades um dia especial só para cuidar da saúde, com a finalidade de promover cada vez mais melhorias na qualidade de vida da população de Aracruz.

Durante todo o dia, os moradores vão ter acesso na Unidade de Saúde, a serviços como coleta de preventivo, aferição de pressão arterial (PA), teste de diabetes (Glicemia Capilar), aplicado em pessoas acima de 40 anos, atendimento odontológico, com aplicação de flúor e distribuição de escovas de dentes e atendimento médico de consultas que devem ser previamente agendadas. Na oportunidade será realizada a “Campanha Elimina Sífilis” (detecta a Sífilis) e “Fique Sabendo” (detecta o vírus do HIV) desenvolvidas pelo Programa Municipal de DST/HIV/Aids e Hepatites Virais, exames estes, realizados por meio da coleta de uma única amostragem de sangue. Além disso, os moradores vão receber orientações sobre os cuidados que devem ter para se prevenir das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS) e será oferecido também preservativos.

Para o secretário de Saúde, da Prefeitura de Aracruz, Evilasio Oliveira Costa, “desenvolver mais esta ação reforça o compromisso do município na oferta de serviços de saúde e na promoção de melhorias da qualidade de vida da nossa população. Além disso, vamos dar mais uma oportunidade aos cidadãos que trabalham durante toda a semana, a terem o acesso facilitado aos serviços oferecidos em Aracruz”, disse.

A coleta de preventivo será feita somente em mulheres na faixa etária entre 25 e 59 anos. É bom lembrar que para a realização do exame, a mulher não pode ter relação sexual dois dias antes da coleta. As Unidades de Saúde do município já estão fazendo o agendamento para o próximo sábado e orientando sobre os procedimentos que serão adotados durante todo o “Dia D” da Atenção à Saúde. Os trabalhos serão desenvolvidos por uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, odontólogos, técnico e auxiliar de enfermagem, auxiliar de saúde bucal, agentes comunitários de saúde e agentes administrativos.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, vravani@aracruz.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: