Curso de formação do programa Saúde e Prevenção nas Escolas se encerra no dia 2 de dezembro

Publicado em: 25 de novembro de 2010
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Curso de formação do programa Saúde e Prevenção nas Escolas se encerra no dia 2 de dezembro

No dia 2 de dezembro será realizado o encerramento do curso de formação do programa “Saúde e Prevenção nas Escolas” - SPE, que certificará 70 formandos do Grupo Gestor Escolar das 15 escolas municipais participantes. O Grupo é composto por profissionais da educação, alunos e profissionais de saúde das equipes de saúde da área onde a instituição está inserida. O SPE é desenvolvido pelo Programa Municipal de DST/HIV/Aids e Hepatites Virais, da Secretaria de Saúde, junto com a Secretaria de Educação, da Prefeitura de Aracruz. O evento acontecerá na UAB, das 7 às 11horas e das 13 às 17 horas.

No evento de encerramento, haverá uma apresentação de trabalhos desenvolvidos pelas escolas participantes, de acordo com os módulos trabalhados durante o curso de formação. As atividades que serão apresentadas envolvem professores, alunos, pais e, se possível a própria comunidade. Além disso, os participantes vão fazer uma avaliação do curso de formação, para que em 2011 sejam desenvolvidas novas propostas na formação de próximas escolas.

De acordo com o secretário de Saúde, Evilasio Oliveira Costa “esse curso permite que os profissionais e alunos elaborem estratégias para a redução da vulnerabilidade de adolescentes e jovens às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids), ao abuso de drogas lícitas e ilícitas e a gravidez não planejada. Isso só será alcançado por meio da articulação de ações no âmbito das escolas e das Unidades Básicas de Saúde (UBS), visando uma saúde sexual e reprodutiva, por isso a importância do programa ser desenvolvido nas escolas municipais, local onde os jovens passam grande parte do seu dia e adquirem conhecimento e lições que levam para toda a vida”, disse o secretário.

Este ano, participaram do SPE 15 escolas: CMEB Álvaro Souza (Vila do Riacho), CMEB Honório Nunes de Jesus (Morobá), CMEB Professora Maria Luiza Devens (Bela Vista), CMEB Mário Leal Silva (Guaraná), CMEB Paulo Freire (São Marcos), EMEF Abílio Correia de Amorim (São Marcos), EMEF Ezequiel Fraga Rocha (Bela Vista), EMEFI Caieiras Velha (Caieiras Velha), EMEF Três Palmeiras (Boa Esperança), EMEP Irajá (Boa Esperança), EMP Pau-Brasil (Pau-Brasil), EMEFI Dorvelina Coutinho (Comboios), EMEF Luiza Silvina Jardim Rebuzzi (Jequitibá), EMEF Santa Cruz (Santa Cruz) e EMEF Zilca Nunes Vieira Bermudes (Guaxindiba).

A culminância do SPE será no dia 8 de dezembro, com a realização da 2ª Caminhada em Comemoração ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, que é celebrado em todo o mundo, no dia 1º de dezembro.

CONHEÇA O PROGRAMA

O programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) se constitui como uma ação interministerial - Ministério da Saúde e Ministério da Educação - em parceria com UNESCO, UNICEF e UNFPA. O SPE possui gestão descentralizada, por meio da constituição de grupos de trabalho e/ou grupos gestores, nas três esferas de governo (federal, estadual e municipal), com a participação de organizações da sociedade civil, universidades e outros parceiros locais. Agrega diferentes iniciativas regionais e contribui para o fortalecimento da resposta nacional à epidemia de HIV/AIDS.

Essa iniciativa tem como propósito reduzir as vulnerabilidades e contribuir para a promoção da saúde dessa importante parcela da população, promovendo ações sobre questões relacionadas à saúde integral, como qualidade de vida, prevenção das DST/Aids, gravidez não planejada, diversidade sexual, drogas, promoção da cultura de paz, por meio do desenvolvimento articulado de ações no âmbito das escolas e das unidades básicas de saúde.

De acordo com a coordenadora do programa municipal DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, Stela Pacheco, “o SPE também trabalha para integrar as redes de serviços do setor educação e do Sistema Único de Saúde nos territórios, com o fortalecimento e sustentação da articulação entre as escolas públicas e as unidades de saúde da família, por meio da realização de ações dirigidas aos alunos”.

O Grupo Gestor Escolar é o foco de trabalho do curso de formação. Cada escola elege em média, quatro pessoas para integrar o grupo que vai participar do curso. Antes de formar os grupos que contam com a participação de alunos, que são os futuros multiplicadores do programa na escola e na comunidade, os pais são conscientizados sobre a importância de fazer parte do grupo. Nos encontros, realizados uma vez por mês, o Grupo Gestor Escolar é estimulado a desenvolver atividades na escola, voltadas às temáticas discutidas em cada módulo. Os resultados obtidos com essas atividades são apresentados na formação, que é coordenado por uma psicóloga e assistentes sociais do Programa Municipal de DST/HIV/Aids e Hepatites Virais e da educação.

Os assuntos abordados nos módulos deste ano foram: A busca de novos caminhos para prevenir DST/Aids; Relações de Gênero; A sexualidade na vida humana; Saúde sexual à saúde reprodutiva; Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids e Planejamento de uma ação local integrada.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br vravani@aracruz.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: