Começa hoje a campanha nacional de multivacinação para crianças e adolescentes com até 15 anos

Outra ação importante desenvolvida em todo o mês de outubro é a Campanha Nacional de Multivacinação, que tem o objetivo de completar e atualizar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes com até 15 anos. As mobilizações seguem até o dia 29 de outubro e serão distribuídos vários tipos de vacinas que protegem crianças e adolescentes de doenças como poliomielite, sarampo, catapora e caxumba.
O público-alvo são crianças e adolescentes não vacinados ou com esquema incompleto. Para isso, as vacinas previstas no Programa Nacional de Imunizações para essa faixa etária estarão disponíveis em todas as Unidades de Saúde de Aracruz. Em 16 de outubro será realizado o Dia “D”.
“É importante que os pais das crianças e adolescentes do nosso município estejam atentos e levem seus filhos aos postos de saúde durante todo esse mês para completarem ou atualizarem suas vacinas. As ações contribuem para a proteção desse público contra muitas doenças”, enfatiza a secretaria de Saúde de Aracruz, Rosiane Scarpatt.
Precauções
Em caso de doenças febris agudas, moderadas ou graves, recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença. Diarreia e vômitos leves não constituem contraindicações, porém recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro.
São consideradas contraindicações gerais verdadeiras para qualquer vacina: anafilaxia (alergia grave) a qualquer um dos componentes de uma vacina ou após uma dose anterior da mesma e para as vacinas de bactérias atenuadas ou vírus vivos atenuados, todos os quadros de imunodepressão e a gravidez.
Demonstrativo das vacinas disponibilizadas na Campanha Nacional de Multivacinação para crianças menores de 7 anos de idade
➔ BCG
➔ Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, haemophilus influenzae tipo B)
➔ VIP (poliomielite inativada)
➔ VOPb (poliomielite atenuada)
➔ Rotavírus
➔ Pneumocócica 10 valente
➔ Meningocócica C conjugada
➔ Febre amarela
➔ Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
➔ Hepatite A
➔ Hepatite B
➔ DTP (difteria, tétano e coqueluche)
➔ Varicela
Demonstrativo das vacinas disponibilizadas na Campanha Nacional de Multivacinação para crianças a partir dos 7 anos e adolescentes menores de 15 anos de idade
➔ Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
➔ dT (difteria e tétano)
➔ HPV
➔ Meningite ACWY
➔ Hepatite B
➔ dTpa (difteria, tétano e coqueluche acelular para adolescentes gestantes).
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Primeiro dia foi marcado por grupo aracruzense na Feira dos Municípios
- Secretaria de Educação comemora nova lei que aumenta penas para crimes cometidos em escolas
- Emef Placidino Passos celebra o lançamento do livro "Deixa Que Eu Conto"
- Semana termina com mais de 200 estudantes da Rede Municipal de Ensino certificados pelo Proerd
- Expo Aracruz: prorrogação de prazo para credenciamento de interessados em exposição e patrocínio
- Começa neste fim de semana o Campeonato Municipal Série B de Aracruz 2025
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” fortalece os laços entre escola e família
- CAPSi transforma cuidado em festa no Arraiá mais acolhedor do ano
- Profissionais de Unidades Socioassistenciais Participam de Ação de Apoio Técnico ao Trabalho Social com Famílias
- Ação integrada alerta para os riscos da imprudência no trânsito