Começa hoje a campanha nacional de multivacinação para crianças e adolescentes com até 15 anos

Outra ação importante desenvolvida em todo o mês de outubro é a Campanha Nacional de Multivacinação, que tem o objetivo de completar e atualizar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes com até 15 anos. As mobilizações seguem até o dia 29 de outubro e serão distribuídos vários tipos de vacinas que protegem crianças e adolescentes de doenças como poliomielite, sarampo, catapora e caxumba.
O público-alvo são crianças e adolescentes não vacinados ou com esquema incompleto. Para isso, as vacinas previstas no Programa Nacional de Imunizações para essa faixa etária estarão disponíveis em todas as Unidades de Saúde de Aracruz. Em 16 de outubro será realizado o Dia “D”.
“É importante que os pais das crianças e adolescentes do nosso município estejam atentos e levem seus filhos aos postos de saúde durante todo esse mês para completarem ou atualizarem suas vacinas. As ações contribuem para a proteção desse público contra muitas doenças”, enfatiza a secretaria de Saúde de Aracruz, Rosiane Scarpatt.
Precauções
Em caso de doenças febris agudas, moderadas ou graves, recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença. Diarreia e vômitos leves não constituem contraindicações, porém recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro.
São consideradas contraindicações gerais verdadeiras para qualquer vacina: anafilaxia (alergia grave) a qualquer um dos componentes de uma vacina ou após uma dose anterior da mesma e para as vacinas de bactérias atenuadas ou vírus vivos atenuados, todos os quadros de imunodepressão e a gravidez.
Demonstrativo das vacinas disponibilizadas na Campanha Nacional de Multivacinação para crianças menores de 7 anos de idade
➔ BCG
➔ Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, haemophilus influenzae tipo B)
➔ VIP (poliomielite inativada)
➔ VOPb (poliomielite atenuada)
➔ Rotavírus
➔ Pneumocócica 10 valente
➔ Meningocócica C conjugada
➔ Febre amarela
➔ Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
➔ Hepatite A
➔ Hepatite B
➔ DTP (difteria, tétano e coqueluche)
➔ Varicela
Demonstrativo das vacinas disponibilizadas na Campanha Nacional de Multivacinação para crianças a partir dos 7 anos e adolescentes menores de 15 anos de idade
➔ Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
➔ dT (difteria e tétano)
➔ HPV
➔ Meningite ACWY
➔ Hepatite B
➔ dTpa (difteria, tétano e coqueluche acelular para adolescentes gestantes).
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Aracruz obtém Nota A+ em Capacidade de Pagamento do Tesouro Nacional e consolida posição de destaque em gestão fiscal
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Assinado o decreto de Regularização Fundiária do Centro Empresarial "Guilherme Devens"
- 2ª CONVOCAÇÃO - EDITAL 001/2025 -SEMSA
- 14ª Chamada Extraordinária do Processo Seletivo Simplificado SEMED n.º 002/2024
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: Educação divulga a 82ª Chamada
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 28ª Chamada
- Planejamento Coletivo: servidores da Emef José Marcos Rampinelli participam de palestra sobre Saúde no Trabalho
- Mobilidade Urbana intensifica a revitalização na sinalização viária do município