Servidores concluem curso sobre Transparência Pública

A Prefeitura de Aracruz (PMA), por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM) promoveu curso sobre Transparência Pública voltado aos servidores municipais. O curso consistiu na capacitação de servidores de todas as Secretarias, para melhor atendimento das demandas do cidadão em relação à Transparência.
O curso foi ministrado pelo instrutor Ricardo Monteiro Oliveira, especialista em Gestão, Controle e Transparência Pública, através de plataforma on-line e contou com a participação de 30 servidores.
Durante três dias, os funcionários que participaram do curso tiveram aulas sobre a Lei de Acesso à Informação, estratégias para avanço da transparência pública, direitos dos cidadãos e melhoria dos instrumentos de transparência municipais. Os temas tratados visaram a obtenção de conhecimento acerca do aprimoramento das políticas públicas, tais como o fortalecimento da gestão e da participação popular.
Além disso, os participantes receberam instruções quanto aos critérios de avaliação dos Portais da Transparência utilizados pelos Órgãos de Controle Externo, permitindo, dessa forma, o conhecimento dos pontos mais sensíveis das avaliações periodicamente realizadas, possibilitando a administração aperfeiçoá-los.
“A Prefeitura tem investido fortemente em transparência. No mês passado lançamos o novo Portal da Transparência municipal, mais moderno e completo. Agora, estamos capacitando os servidores para melhor atender aos cidadãos, seja na busca de informações por meio dos instrumentos de transparência, seja aquele que apresenta sua demanda junto à Ouvidoria Municipal”, disse o controlador-geral, Luís Fernando Mendonça Alves.
O controlador acrescenta que a disponibilização de informações públicas deve ir além da mera formalidade no atendimento da legislação. “As informações devem ser disponibilizadas de maneira clara e simples, de forma que o cidadão consiga acessar e entender e, ao mesmo tempo, disponibilizadas em canais de comunicação para que possam exercer seu direito de fiscalização dos agentes públicos. O acesso às informações públicas constitui um dos principais fundamentos para a consolidação da democracia, pois fortalece a capacidade dos indivíduos participarem da tomada de decisão que os afeta. Cidadãos bem informados têm melhores condições de conhecer e acessar seus direitos”, pontuou.
Informações: Controladoria-Geral da PMA
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Biblioteca Alberto Mussa: Emefti Eurípedes Nunes Loureiro é primeira da Rede Municipal de Ensino a ser contemplada com o Projeto Ler o Mundo
- World Cleanup Day: sábado (13) acontece a primeira ação de limpeza de praias
- Secretaria de Planejamento apresenta projeto de intervenção da orla aos moradores de Praia dos Padres
- Serviços Urbanos revitaliza escadarias para garantir mais dignidade às comunidades
- Aracruz promove ação de conscientização sobre direitos das pessoas com deficiência
- Morte Encefálica e Doação de Órgãos é tema de palestra promovida pela Saúde
- Aracruz Encantos promete uma noite especial com Orquestra e Coral
- Prefeitura inicia procedimentos para Progressão Horizontal por Merecimento dos servidores municipais
- Produtores Rurais e Agricultores Familiares do setor turístico passam a ter oportunidade de se cadastrarem no Cadastur
- Projeto Ler o Mundo: Biblioteca Alberto Mussa será inaugurada nesta quarta-feira (10)