Outubro Rosa: prefeito participa de sessão solene em homenagem aos profissionais da saúde que atuaram durante a campanha

Publicado em: 26 de outubro de 2021
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Outubro Rosa: prefeito participa de sessão solene em homenagem aos profissionais da saúde que atuaram durante a campanha

O prefeito Dr. Coutinho participou de uma sessão solene, na manhã desta terça-feira (26) na Câmara Municipal de Aracruz, em homenagem aos profissionais da saúde que atuaram nas ações do Outubro Rosa em todo o município. As proponentes da homenagem foram as vereadoras Adriana Guimarães e Etienne Musso.


A subsecretária de saúde de Aracruz, Juliana Baiocco participou da solenidade, assim como a Diretora de Relações Institucionais da Afec, Léia Regina Penedo, vereadores municipais, demais autoridades, diversos profissionais da área da saúde e mulheres que venceram o câncer de mama. 


“Durante esse mês, o município de Aracruz realizou mais de 500 exames de mamografia. A campanha do Outubro Rosa ressalta a necessidade de se refletir sobre a naturalidade com que devemos tratar as questões do câncer de mama para vencê-la. E os profissionais da saúde não levam apenas amor, mas compreensão, entendimento e informações muito importantes para os quatro cantos do município. A colaboração de cada um trouxe benefício para toda a nossa sociedade.  Este reconhecimento do trabalho realizado é muito emocionante, gratificante e valioso, sou grato pelo profissionalismo de cada membro da equipe da saúde”, destaca o prefeito Dr. Coutinho. 


Leia Regina Penedo, destacou a importância da Afec para as mulheres. “Em 1970 a associação inaugurou o hospital Santa Rita de Cássia. São 51 anos de história e que transforaram a Afec em referência no tratamento de câncer de mama pelo SUS. Além de oferecermos o acolhimento a essas mulheres, também temos o cuidado, são mais de 20 programas desenvolvidos e que oferecem assistência social e curativa. Nossa bandeira é que essa doença tem cura, por isso insistimos no diagnóstico precoce”. 


Maria Eunice dos Santos, uma das mulheres presentes na sessão, contou que já foi acometida pelo câncer de mama. “Quando recebi a notícia que estava com a doença, tive um baque. Mas logo depois recebi muito apoio de todos. Hoje agradeço a Deus pela cura e destaco a importância dessa Casa de Leis abordar esse tema tão relevante, que o diagnóstico precoce da doença”. 


A ginecologista Fátima Zumack, também venceu o câncer de mama e na oportunidade, destacou a importância das mulheres realizarem a mamografia. “O exame deve ser realizado anualmente e foi assim que descobri a doença, realizando a mamografia. Passei por todos os processos como quimioterapia e hoje estou curada. Por isso ressalto que devemos deixar de lado os mitos e tabus que cercam a doença e devemos sim nos cuidar”.

Compartilhe em suas redes sociais: