Meio Ambiente informa que continua o período do defeso do caranguejo-uçá

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), informa que o período de defeso do caranguejo-uçá está vigente desde o dia 1º de outubro e vai até 30 de novembro para machos e fêmeas em todo o município. Para a fêmea, o defeso se estende até 31 de dezembro. Durante o período, fica proibida a captura, comercialização e degustação do crustáceo.
É nesta fase que os animais estão em fase de crescimento e realizam a troca do “casco”. De acordo com a Portaria Federal do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) Nº 052/2003, também está proibida a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização e o armazenamento.
Para a gerente de Fiscalização Ambiental, Ana Raquel Gorethe de Almeida Damasceno, a fiscalização já está percorrendo os estabelecimentos comerciais e também os manguezais. “O período de defeso é essencial para a manutenção do caranguejo. Por isso, é muito importante que respeitemos esse período em que estão mais vulneráveis”, disse.
A preservação dessa espécie, assim como de todas as outras, não é uma responsabilidade exclusiva apenas dos catadores e comerciantes, mas de todos os consumidores.
“Uma das formas de praticar o consumo responsável é recusar o consumo durante todo o período do defeso do caranguejo. É muito importante que o período seja respeitado e que a venda irregular da espécie seja denunciada aos órgãos competentes”, disse o secretário da pasta, Aladim Cerqueira.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Secretaria de Planejamento apresenta projeto de intervenção da orla aos moradores de Praia dos Padres
- Serviços Urbanos revitaliza escadarias para garantir mais dignidade às comunidades
- Aracruz promove ação de conscientização sobre direitos das pessoas com deficiência
- Morte Encefálica e Doação de Órgãos é tema de palestra promovida pela Saúde
- Aracruz Encantos promete uma noite especial com Orquestra e Coral
- Prefeitura inicia procedimentos para Progressão Horizontal por Merecimento dos servidores municipais
- Produtores Rurais e Agricultores Familiares do setor turístico passam a ter oportunidade de se cadastrarem no Cadastur
- Projeto Ler o Mundo: Biblioteca Alberto Mussa será inaugurada nesta quarta-feira (10)
- Aldeia Córrego do Ouro sedia 1º Dia de Campo do Café Conilon dos Povos Originários
- Curso de Turismo de Base Comunitária fortalece identidade cultural dos povos originários