Meio Ambiente informa que continua o período do defeso do caranguejo-uçá

Publicado em: 03 de novembro de 2021
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Meio Ambiente informa que continua o período do defeso do caranguejo-uçá

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), informa que o período de defeso do caranguejo-uçá está vigente desde o dia 1º de outubro e vai até 30 de novembro para machos e fêmeas em todo o município. Para a fêmea, o defeso se estende até 31 de dezembro. Durante o período, fica proibida a captura, comercialização e degustação do crustáceo. 

É nesta fase que os animais estão em fase de crescimento e realizam a troca do “casco”. De acordo com a Portaria Federal do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) Nº 052/2003, também está proibida a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização e o armazenamento.

Para a gerente de Fiscalização Ambiental, Ana Raquel Gorethe de Almeida Damasceno, a fiscalização já está percorrendo os estabelecimentos comerciais e também os manguezais. “O período de defeso é essencial para a manutenção do caranguejo. Por isso, é muito importante que respeitemos esse período em que estão mais vulneráveis”, disse. 

A preservação dessa espécie, assim como de todas as outras, não é uma responsabilidade exclusiva apenas dos catadores e comerciantes, mas de todos os consumidores. 

“Uma das formas de praticar o consumo responsável é recusar o consumo durante todo o período do defeso do caranguejo. É muito importante que o período seja respeitado e que a venda irregular da espécie seja denunciada aos órgãos competentes”, disse o secretário da pasta, Aladim Cerqueira.


Compartilhe em suas redes sociais: