Na Escola Abílio Correia de Amorim material reciclado vira jardim florido

Publicado em: 03 de dezembro de 2010
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Na Escola Abílio Correia de Amorim material reciclado vira jardim florido

A Escola Municipal Abílio Correia de Amorim, no bairro São Marcos, está mais florida. Nesta quarta-feira (01) foi inaugurado o Jardim de Pet do colégio, com arranjos produzidos a partir de garrafas plásticas pelos próprios alunos, orientados pelas profissionais do projeto Recriarte da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Durante a confecção dos arranjos, os alunos aprenderam sobre a importância da reciclagem e do reaproveitamento dos resíduos sólidos.

Esta é a primeira escola do município que recebe o Jardim do Pet, mas a coordenadora do projeto Recriarte, Salete Canuto explica que a intenção é estender a iniciativa para todas as escolas da rede municipal. No entanto, para receber o jardim, a escola precisa estar atenta às condicionantes: “O objetivo do Recriarte não é a confecção das peças, elas são apenas o produto final. O projeto existe para que os participantes aprendam a repensar a questão dos resíduos sólidos. Por isso, nós só vamos levar o Jardim de Pet para as escolas que tenham ou iniciem a coleta seletiva”, acrescenta.

A diretora da escola Abílio, Daniele Fagundes Felipe Cuzzuol, explica que no colégio, a coleta seletiva já está em processo de implantação, e que o Jardim de Pet ajudou as crianças a entenderem a importância da iniciativa para o meio ambiente. Nesta primeira incursão do Recriarte, participaram da confecção dos arranjos, 14 alunos do 5º e 6º ano, que participaram das oficinas durante um mês e meio, no contraturno dos horários das aulas.

Danielle conta ainda que os alunos ficaram bastante empolgados com a possibilidade de deixar a escola mais bonita com o jardim: “Nós fizemos uma pesquisa no primeiro semestre que mostrou que os alunos têm bastante interesse em melhorar o ambiente escolar. Os participantes viram no projeto uma oportunidade para contribuir com isso. É muito bom ver os alunos valorizando o local onde eles estudam."

E não foram só os estudantes que se envolveram com o Recriarte. Os pais dos alunos também foram convidados pelos responsáveis pelo projeto a participar de uma outra oficina que também ajuda o meio ambiente: a Sabão Óleo Bom que ensina a transformar óleo usado em sabão, evitando que ele seja descartado de forma errada e contamine os rios e o solo.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Tâmara Freire – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / tcardoso@pma.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: