Mais 25 professores da rede municipal foram capacitados este ano em programa operacional

Publicado em: 03 de dezembro de 2010
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Mais 25 professores da rede municipal foram capacitados este ano em programa operacional

Aconteceu no dia 29 de novembro, no Polo Presencial da Universidade Aberta do Brasil, a UAB, o encerramento da Formação “Linux nos Projetos Educacionais”, que este ano, capacitou mais 25 professores da rede municipal no programa operacional para atuar nos laboratórios de informática implantados nas escolas municipais. A inclusão digital é necessária, principalmente quando vem por meio da educação, por isso, a Secretaria de Educação (Semed), da Prefeitura de Aracruz criou em 2005 o Setor de Informática Educativa para capacitar os professores da rede municipal de ensino. O Setor especializado da Semed ainda realiza trabalhos de atendimento técnico e pedagógico.

Segundo a coordenadora do Setor de Informática Educativa da Semed, Maria Deyse Mendonça de Oliveira Moreira, “a cada ano se percebe um interesse maior dos professores quanto ao uso da informática, como ferramenta de aprendizado para preparação de suas aulas e o melhor aproveitamento dos laboratórios de informática. É muito gratificante ver tantos professores da rede municipal procurarem crescimento na área de informática”.

De acordo com a secretária de Educação, Maria Goretti Moro Gomes, na capacitação, os profissionais são orientados a descobrir a cada ano uma nova forma de aplicar as aulas. “Estes profissionais se dedicam profundamente em proporcionar uma aula agradável e segura. Este apoio é imprescindível para o bom funcionamento do laboratório como local de aprendizagem”, disse a secretária.

A demanda cresceu e esse número será maior a partir do ano que vem, já que todas as escolas do ensino fundamental (urbanas e rurais) receberam esse ano os equipamentos de informática, entregues pela prefeitura e advindos do Governo Federal (MEC/ProInfo), com o Sistema Operacional Linux, na distribuição “Linux Educacional”, desenvolvida pelo Centro de Experimentação em Tecnologia Educacional (CETE) do Ministério da Educação (MEC).

SAIBA MAIS SOBRE A FORMAÇÃO “LINUX NOS PROJETOS EDUCACIONAIS”

A Formação “Linux nos projetos Educacionais” acontece desde de 2008 no Polo Presencial da Universidade Aberta do Brasil, a UAB. Este ano foram realizados 20 encontros, com três horas de duração, entre maio e novembro, nos turnos matutino e vespertino, com carga horária de 80 horas, sendo 60 horas presenciais e 20 horas não presenciais, completadas na escola com atividades e/ou projetos montados e apresentados como trabalho final do curso.

Capacitar o professor no uso do computador, seus programas e seus recursos de acessibilidade (Internet). Sensibilizar e estimular os professores quanto a importância da informática educativa para escola, planejamentos e para o processo ensino/aprendizagem. Contribuir positivamente para a inclusão digital dos profissionais da educação são os objetivos da Formação “Linux nos projetos Educacionais”.

Durante a capacitação, os formadores Maria Deyse Mendonça de Oliveira Moreira e Robson Moro Aiolfi trabalham de forma didática a utilização do Sistema Operacional (Linux Educacional) e Office livres (BrOffice), textos enfocando a história e a importância da informática educativa para o desenvolvimento dos conteúdos nas escolas, além de treinamento para a utilização de softwares educativos com os professores da rede municipal de ensino.

Como atividades propostas são feitas a construção e realização de um projeto para cada escola com temas diferentes e a discussão sobre temas educativos que envolvam a utilização do Lied. Para a realização das atividades são utilizados os laboratórios de informática, internet, CD’s e/ou DVD’s, pendrives, programas, softwares, dentre outros recursos. Como avaliação final é feita a apresentação dos projetos realizados durante a formação.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: