Prefeitura organizará novo atendimento das escolas do Centro norte de Aracruz

Publicado em: 11 de novembro de 2021
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: Arte conceitual da nova fachada do CMEI Cinderela, que se tornará o 1º Centro de Infância da cidade, ampliando de 100 para 400 crianças atendidas
Prefeitura organizará novo atendimento das escolas do Centro norte de Aracruz

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), e com dados informados pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempla), tomou uma decisão frente uma análise da perspectiva de aumento populacional e a constituição de novos núcleos populacionais em Guaxindiba, Planalto e Vila Santi, na região Centro norte da cidade, onde existe uma previsão de serem construídas mais de 600 casas.

De acordo com a secretária da Semed, Jenilza Spinassé, a falta de vagas para atender o segmento do 6º ao 9º ano fez com que a prefeitura constatasse essa necessidade, considerada urgente para se planejar uma nova organização no atendimento das escolas públicas nessa região.

"Atualmente estamos com dificuldades para ofertar vagas. Ainda temos a questão da descontinuidade dos estudantes e do processo de acompanhamento. Por exemplo, atualmente as crianças que frequentam a Educação Infantil no Paulo Freire, ao iniciarem o 1⁰ ano são remanejadas para a EMEF Abílio, onde permanecem até o 3⁰ ano. Depois retornam novamente o CMEB Paulo Freire para cursarem do 4⁰ ao 9⁰ ano. Com a nova mudança, os estudantes matriculados no 1⁰ ano do Ensino Fundamental no Paulo Freire permanecerão nesta escola até o 9⁰ ano, o que possibilitará um acompanhamento contínuo do desenvolvimento. Desta forma, essa nova organização que estamos promovendo, vem exatamente para melhorar esse fluxo, favorecendo um melhor atendimento para que as crianças possam ficar até nove anos em uma mesma escola, o que é pedagogicamente muito importante”, explicou.

Sendo assim, observando as características e as idades dos estudantes na perspectiva de garantir um melhor atendimento pedagógico, e maior acompanhamento da aprendizagem, ficou definido o seguinte planejamento que entrará em vigor no primeiro dia letivo de 2022, previsto para a primeira semana de fevereiro:

A EMEF Abílio Correia de Amorim atenderá apenas estudantes da Educação Infantil.

A EMEF Zilca Nunes Vieira Bermudes atenderá estudantes do ao 5º ano do Ensino Fundamental.

A EMEF Placidino Passos atenderá estudantes do ao 9º ano do Ensino Fundamental.

O CMEB Paulo Freire atenderá estudantes o ao 9º ano do Ensino Fundamental.

O CMEI Cinderela atenderá estudantes da Educação Infantil, e 2º ano do Ensino Fundamental.

Diálogo com as comunidades
Como forma de prestar maiores esclarecimentos sobre as adequações que se fazem necessárias nesse momento de expansão populacional no município, a Semed está realizando reuniões junto às comunidades locais. Essas medidas têm como principal objetivo garantir um atendimento educacional com maior qualidade, garantindo ambientes adequados às faixas etárias dos estudantes e à proposta curricular a ser desenvolvida.

1º Centro de Infância de Aracruz
Na região Centro norte ainda está sendo concluída a obra do CMEI Cinderela (antiga ABA), que se tornará o 1º Centro de Infância da cidade, ampliando de 100 para 400 crianças atendidas. Ele funcionará para atender as crianças de seis meses a sete anos, ou seja, da Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Fundamental.

Todo o planejamento proposto para garantir  atendimento por faixa etária permitirá que a Semed e as escolas possam implementar projetos que visem o desenvolvimento humano. Na proposta apresentada, está prevista a contratação, para as instituições de ensino com maior complexidade, de psicólogos e assistentes sociais, como mais um recurso do atendimento educacional, e para isso, um novo processo seletivo está em desenvolvimento.

Compartilhe em suas redes sociais: