Prefeitura de Aracruz promove campanha de adesão ao Selo do Turismo Responsável
Com o intuito de ofertar mais segurança para o consumidor e, consequentemente, incentivar o turismo em Aracruz, a Secretaria de Turismo e Cultura (Semtur), em parceria com o Governo Federal, vem promovendo uma campanha de adesão ao Selo do Turismo Responsável. O programa estabelece boas práticas de higienização para quinze segmentos do setor, e para ter acesso ao selo, as empresas precisam estar devidamente inscritas no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos). Uma vez feita a adesão, que é gratuita, o estabelecimento tem acesso à arte do Selo com QR Code que o identifica.
Essa é a primeira etapa do Plano de Retomada do Turismo Brasileiro, que tem o objetivo de diminuir os impactos da pandemia e preparar o setor para um retorno gradual às atividades. E para Aracruz permanecer no mapa do turismo brasileiro, dentre os critérios, está a adesão dos estabelecimentos que atendem ao turismo no Cadastur. Em função disso, a Semtur vem realizando campanhas na orla do município, disponibilizando para os bares, restaurantes e meios de hospedagem, brindes como porta-copos, para que todos os empreendimentos estejam cadastrados. Uma das vantagens é poder emitir o selo do turismo responsável para que os turistas e clientes entendam que aquele estabelecimento cumpre com as normas e requisitos da OMS, e todos os protocolos de segurança e saúde.
O secretário da Semtur, Moisés Mercier, que esteve na orla visitando os estabelecimentos, falou da importância dessa adesão. “Com um cenário mais otimista no início do verão, queremos que nossa orla esteja organizada e estruturada para podermos receber bem os turistas e visitantes. Por isso estamos visitando os estabelecimentos para conscientizar sobre a importância de cumprimos as normas com o selo à mostra. Estamos sendo muito bem recebidos pelos comerciantes, como o restaurante Castanheiras, na Praia do Sauê, que já recebeu os brindes por sua adesão. O QR Code disponibiliza informações de cada local, que confirma a validade deste”, pontuou.
Confira abaixo os segmentos que devem possuir o selo
Acampamentos Turísticos; Agências de Turismo; Meios de Hospedagem; Organizadoras de Evento; Parques Temáticos; Transportadoras Turísticas; Casas de Espetáculo; Centros de Convenções; Empreendimentos de Entretenimento e Lazer e Parques Aquáticos; Empreendimentos de Apoio ao Turismo Náutico ou à Pesca Desportiva; Locadoras de Veículos para Turistas; Prestadoras de Serviços de Infraestrutura para Eventos; Prestadoras Especializadas em Segmentos Turísticos; Restaurantes, Cafeterias, Bares e similares.
Como fazer o selo e se cadastrar?
Para ter acesso ao selo (CLIQUE AQUI)
Para se cadastrar (CLIQUE AQUI)
Para ter acesso a vídeos explicativos (CLIQUE AQUI) e (AQUI)

Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação inicia cadastro e recadastramento do Passe Escolar para 2026
- Viveiro Municipal produz mais de 50 mil mudas durante 2025
- Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade segue até o dia 11/01
- Bem-vindo 2026: Milhares de pessoas lotam a orla de Aracruz
- Projeto Nossa Praia garante acesso ao mar para pessoas com mobilidade reduzida em Barra do Sahy
- Semam orienta sobre cuidados com animais durante o verão
- Semam divulga resultado da Consulta Pública sobre a doação de área e ampliação dos limites do Parque Natural Municipal do Aricanga
- Semsa divulga Retificação Nº 01 do Processo Seletivo Nº 001/2025
- Atendimento do SINE localizado na Sede está temporariamente suspenso para manutenção
- Assinada a Ordem de Serviço para o início das obras da nova sede do CAPSi