Aracruz inicia ações que priorizam crianças e adolescentes do município
O prefeito Dr. Coutinho se reuniu na manhã desta quarta-feira (17) com a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho (Semds), Dileuza Marins, para dar início às ações do Programa Prefeito Amigo da Criança, da fundação Abrinq, edição 2021-2024. O termo de adesão ao programa foi assinado no mês passado e confirma o empenho da gestão municipal em garantir políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes do município. Também estiveram presentes na reunião os secretários municipais Geraldo Magela (Semfi), Giuseppe Coutinho (Sempla), diretor do SAAE, Amadeu Wetler, além de representantes das secretarias de Saúde, Educação e parte da equipe técnica da Semds.
No encontro ficou definido que cada secretaria indicará dois representantes que manterão contato com a equipe técnica ao longo dos quatro anos de mandato para fornecimento das ações realizadas por cada pasta. Esses dados serão publicados em uma plataforma online por eles e assim, servindo como base para que o município seja avaliado nos quatro anos de gestão e premiado com o selo "Prefeito Amigo da Criança".
“Temos que enxergar a criança e o adolescente como prioridade absoluta e o programa vem de encontro a isso, reforçando que todos estejam em união para fortalecer as ações já existentes ou desenvolver novas atividades que contribuam com a vida desse público”, destacou Dileuza Marins.
O prefeito Dr. Coutinho enfatizou que o programa vai além da premiação, mostrando que o município se preocupa com as crianças e adolescentes. “O selo de “Prefeito Amigo” nos garante que todos estão sendo assistidos, mas isso vai além. Com o desenvolvimento dessas ações temos a certeza de que estamos trabalhando e desenvolvendo políticas públicas voltados para a sua garantia”, enfatizou.
Sobre o programa
Criado em 1996, o Programa Prefeito Amigo da Criança busca mobilizar e apoiar tecnicamente os municípios na implementação de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e adolescentes.
Ao longo dos 4 anos da gestão municipal, o Programa oferece subsídios técnicos e recomendações, bem como promove seminários que possibilitam o diálogo, a troca de experiências e a disseminação de conhecimentos úteis à construção ou à consolidação de políticas públicas voltadas à melhoria das condições de vida de crianças e adolescentes. Ao final da gestão, são avaliados os resultados obtidos pelos municípios, por meio de uma avaliação técnica e política, concedendo aos prefeitos que impulsionaram avanços nas linhas de ação propostas o Reconhecimento Pleno da Fundação Abrinq de Prefeitos Amigos da Criança.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Primeiro dia foi marcado por grupo aracruzense na Feira dos Municípios
- Secretaria de Educação comemora nova lei que aumenta penas para crimes cometidos em escolas
- Emef Placidino Passos celebra o lançamento do livro "Deixa Que Eu Conto"
- Semana termina com mais de 200 estudantes da Rede Municipal de Ensino certificados pelo Proerd
- Expo Aracruz: prorrogação de prazo para credenciamento de interessados em exposição e patrocínio
- Começa neste fim de semana o Campeonato Municipal Série B de Aracruz 2025
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” fortalece os laços entre escola e família
- CAPSi transforma cuidado em festa no Arraiá mais acolhedor do ano
- Profissionais de Unidades Socioassistenciais Participam de Ação de Apoio Técnico ao Trabalho Social com Famílias
- Ação integrada alerta para os riscos da imprudência no trânsito