Dengue: intensifique os cuidados com o mosquito no período de chuva!

Publicado em: 18 de novembro de 2021
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Dengue: intensifique os cuidados com o mosquito no período de chuva!

No mês de novembro, como já é esperado, as chuvas aumentam muito, o que reacende os alertas para os cuidados contra a proliferação do Aedes Aegypti. Neste período a Gerência de Vigilância Epidemiológica (Semsa) intensifica as ações no combate ao mosquito. 

Os Agentes de Combate a Endemias são figuras importantes neste momento. Eles percorrem os imóveis da cidade, conforme os critérios epidemiológicos do município, como espaços com maior concentração de casos suspeitos e confirmados, para reforçar as orientações sobre os riscos do acúmulo de água, e que podem se tornar potenciais criadouros do mosquito, além de direcionar sobre como eliminar estes criadouros e, se necessário, fazer a aplicação de biolarvicidas. 

“No momento temos poucos casos confirmados de dengue no município, mas com o período de chuvas é o momento de reforçarmos as medidas preventivas para mantermos controlada a situação. Sabemos que os resultados dos cuidados e da prevenção são vistos semanas depois, então para que o verão não tenha uma explosão de casos, precisamos nos dedicar agora.” explica Valquíria Scarpati, gerente de Vigilância Epidemiologica. 

A Semsa também mantém a aplicação de Inseticida a Ultra Baixo Volume (UBV) costal para o combate a mosquitos adultos em áreas com casos suspeitos de transmissão local, isso após avaliação ambiental das equipes de controle de zoonoses. Em 2021 foram realizadas ações com uso UBV em cerca de 7 mil imóveis. O produto tem o objetivo de eliminar o mosquito em sua fase adulta, em que o vírus pode ser transmitido. A aplicação é realizada com equipamentos especiais e o trabalho ocorre, de preferência, pela manhã ou no final da tarde. 

“O combate ao mosquito, para ser mais efetivo, precisa da cooperação do poder público com a sociedade. É importante que cada cidadão contribua fazendo uma vistoria semanal em casa e nos locais de trabalho, eliminando qualquer situação que possa propiciar o acúmulo de água. Mais de 80% dos focos do Aedes aegypti são encontrados no ambiente domiciliar. Com essas medidas é possível evitar que em 2022 Aracruz tenha alta infestação do mosquito,  não convivendo com o aumento do número de casos de dengue”, destaca a secretária da Semsa, Rosiane Scarpatt.         
  
Baixe o checklist de vistoria domiciliar da dengue:
http://www.aracruz.es.gov.br/campanhas/dengue/

Compartilhe em suas redes sociais: