Visitas técnicas dos projetos “Escola no Aricanga” e “Escola no Manguezal” atraem a curiosidade de alunos
As atividades que envolvem os projetos da “Escola no Aricanga” e “Escola no Manguezal” voltaram trazendo aos alunos da Rede Municipal de Ensino muito conteúdo e informação sobre a necessidade da preservação dos ecossistemas presentes em Aracruz. Centenas de alunos estão tendo a oportunidade de conhecer o manguezal e fragmentos da mata atlântica, tudo isso na companhia de especialistas.
Nesta semana, de terça (16) a quinta-feira (18), nos períodos matutino e vespertino, cerca de 200 alunos das EMEF´s Zilca Nunes Vieira Bermudes e Santa Cruz, além do CMEB José Mambrini, conheceram a Estação Biologia Marinha Augusto Ruschi (EBMAR), sua área externa coberta, além da biblioteca, trilhas, laboratório, viveiro florestal e museu, onde, na presença de biólogos, tiveram aulas de alto nível e explicações com uma visão ampla e dinâmica sobre as características da fauna e flora do manguezal.
O Indígena Tupiniquim Manoel dos Santos, que é um tradicional "tirador de caranguejo” da região, explicou a importância de seu trabalho, mostrando a técnica correta para a retirada do caranguejo, além de discorrer sobre a pesca predatória que causa a mortandade dos caranguejos. Ele também alertou os alunos e seus professores quanto à importância da vigilância de todos para a preservação do ecossistema.
O estudante Artur Bolt, que cursa o 7º ano na EMEF Santa Cruz, se mostrou entusiasmado com o que viu, e afirmou ter aprendido muito com uma aula bem diferente. “Achei tudo isso muito interessante. Nesta visita eu pude aprender muito sobre biologia, o ecossistema do mangue e seus animais. Não tinha visto nada parecido na escola”, ressaltou.
Toda essa ação ocorre em parceria com a empresa Suzano e VB Ambiental, e vem para promover ações educativas e propiciar aos professores e estudantes conhecimento e percepção da importância ambiental, tendo contato direto com a natureza, seja no manguezal ou na mata atlântica do parque, melhorando a relação do homem com a natureza e desenvolvendo a consciência ecológica e cidadã.

Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo