Prefeitura de Aracruz trabalha com estratégias de enfrentamento aos desafios impostos na preservação dos oceanos
No dia 20 de abril deste ano a ONU lançou a “Década da Ciência Oceânica” para o desenvolvimento sustentável (2021-2030). Com o intuito de destacar a urgência na proteção do maior bioma do planeta, este marco vem para conscientizar a população em todo o mundo sobre a importância dos oceanos, além de mobilizar atores públicos, privados e sociedade civil organizada em ações que favoreçam a saúde e a sustentabilidade dos mares.
A prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), vem oportunizando discussões para fortalecer ações de educação ambiental relacionadas aos oceanos, entre elas o “Programa de Balneabilidade”, que faz parte de uma série de estratégias de enfrentamento aos desafios impostos na preservação desse bioma, que ocupa 71% da superfície do planeta.
Recentemente também a Semam participou do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, um ato simbólico promovido pela comunidade da orla, por meio de um mutirão de coleta de lixo nas praias e sensibilização da população sobre a coleta de resíduos no município. Todas essas ações contribuem com o meio ambiente e, consequentemente, com o bem-estar do ser humano, que podem ser afetados pela qualidade das águas dos oceanos, mares e rios.
Desta forma, os corpos hídricos devem ter sua qualidade monitorada, e a Gerência de Controle e Qualidade Ambiental (GCQA) da Semam, em parceria com laboratórios de análises ambientais, vem realizando constantemente o monitoramento das 13 praias do município, classificando-as como águas “próprias” ou “impróprias” para banho, tendo como base os resultados de análises microbiológica e físico-química.
Vale ressaltar que estas condições podem sofrer alterações, por isso é necessário o monitoramento contínuo desses parâmetros. O programa tem previsão de continuidade por 4 (quatro) anos, com monitoramento realizado a cada 15 (quinze) dias nos meses de dezembro a março (maior afluxo de banhistas) e mensal entre os meses de abril a novembro.
Para conferir a qualidade da água de sua praia, acesse o mapa interativo do programa de balneabilidade que está atualizado com os últimos resultados CLICANDO AQUI!
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade segue até o dia 11/01
- Bem-vindo 2026: Milhares de pessoas lotam a orla de Aracruz
- Projeto Nossa Praia garante acesso ao mar para pessoas com mobilidade reduzida em Barra do Sahy
- Semam orienta sobre cuidados com animais durante o verão
- Semam divulga resultado da Consulta Pública sobre a doação de área e ampliação dos limites do Parque Natural Municipal do Aricanga
- Semsa divulga Retificação Nº 01 do Processo Seletivo Nº 001/2025
- Atendimento do SINE localizado na Sede está temporariamente suspenso para manutenção
- Assinada a Ordem de Serviço para o início das obras da nova sede do CAPSi
- Nossocrédito fortalece o empreendedorismo e injeta cerca de R$ 1,8 milhão na economia de Aracruz em 2025
- Verão Aracruz: dicas de cuidados com a saúde durante a temporada mais quente do ano