Procon Aracruz dá dicas para as compras na Black Friday

Publicado em: 23 de novembro de 2021
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Procon Aracruz dá dicas para as compras na Black Friday

Nesta semana ocorre uma época de compras das mais esperadas do ano, a famosa “Black Friday”, uma data que deixa o comércio bastante movimentado. Em Aracruz, as promoções começam a partir desta quinta-feira (25) e vão até sábado (27).

Mas para que as compras sejam uma grande oportunidade de economia e não se tornem um problema posterior, o Procon de Aracruz alerta os consumidores sobre cuidados que devem ser tomados na hora da compra.

“Antes de tudo é importante acompanhar o preço dos produtos anunciados antes desse período de promoção, para comprovar a veracidade dos descontos oferecidos, bem como lembrar sempre que o primeiro grande passo para evitar cair em uma cilada nessa Black Friday é se planejar”, explica a coordenadora do Procon Aracruz, Melina Carvalho Rocha.

Para auxiliar os consumidores a aproveitar ao máximo esses descontos sem aborrecimento, o Procon de Aracruz preparou algumas dicas:

  • Lembre-se que mesmo em um cenário de promoção, como a Black Friday, a dica é evitar a compra por impulso. É importante pesquisar os preços, inclusive comparando os valores de um mesmo produto entre diferentes estabelecimentos.

  • Confira sempre se os preços estão visíveis nas vitrines e anúncios. Antes da compra o consumidor tem o direito de ser informado sobre valores à vista, juros e eventuais acréscimos legais. No caso de dúvida, não hesite em perguntar ao vendedor.

  • Sempre exija a nota fiscal. Este é um documento obrigatório no comércio formal, além de essencial para acionamento da garantia ou eventual troca do produto posteriormente.

  • Procure saber as regras da loja para troca do produto. A política de troca é definida pela própria loja física, então pergunte no ato da compra essa informação.


Compras online
Nas compras online o maior cuidado é com a segurança do site e das transações realizadas para evitar fraudes e prejuízos. Veja algumas dicas do Procon:

  • Quando a compra for realizada pela internet, ou fora do estabelecimento comercial, não se esqueça que o consumidor tem o direito de desistir e receber seu dinheiro de volta, independente da justificativa. Porém, a comunicação ao fornecedor precisa ser feita em até 7 (sete) dias após adquirir o produto, ou após recebê-lo.

  • Ainda sobre as compras online, é importante investigar a loja para verificar se o site e o fornecedor são confiáveis. Para isso, analise selos de segurança, se a sigla “https” consta na barra de endereço, e não compre sem antes dar uma conferida na reputação da empresa no www.consumidor.gov.

  • Atenção com a compra em Instagram e outras redes sociais. Não forneça dados ou faça transferências e depósitos prévios. Cuidado com links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais. 

  • Cuidado com promoções absurdas e desconfie das promoções milagrosas, especialmente que apareçam na sua tela durante a navegação na internet. Como já dito, o ideal é não clicar em anúncios e acessar diretamente o site oficial da empresa para pesquisar a veracidade dos valores anunciados.

  • Lembre-se sempre de dar “print” da tela nas compras online, tanto da tela com a descrição do produto comprado, informações de pagamento, além de prazos/preços de entrega. Essa é uma prova importante das condições da compra.

  • Por fim, não forneça seus dados pessoais, bancários e senhas em formulários online gerados por links ou anúncios. Dê prioridade ao pagamento por cartão de crédito, Paypal, PagSeguro e outras formas de pagamento com intermediação de empresas idôneas. Evite PIX e transferências diretas, especialmente quando o beneficiário estiver nominado como pessoa física.

Por fim, é importante que o consumidor fique atento às ofertas promovidas logo antes da Black Friday. Sabe-se que uma grande preocupação das compras de Black Friday é que algumas empresas possam subir o valor de determinados produtos na véspera desse período, para depois abaixar o preço, simulando descontos.

Trata-se de publicidade enganosa, o que é proibido pelo Código de Defesa do Consumidor, por isso pedimos que os consumidores estejam atentos e reportem ao Procon Municipal qualquer evidência desse tipo de prática comercial indevida.

Dúvidas ou denúncias
Procon Municipal de Aracruz está à disposição para orientações, dúvidas, realizar agendamentos de atendimento, recebimento de denúncias e demais serviços. Para tanto, reafirmamos os nossos telefones de atendimento (27) 99758-4620 / 3270-7488.

O Procon Municipal de Aracruz fica na Av. Venâncio Flores, 1160, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

Texto: Procon Aracruz 
Editado por Luã Quintão/ Secom 

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