Conferência Municipal de Educação teve início nesta terça-feira (30) de forma virtual

Publicado em: 30 de novembro de 2021
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Conferência Municipal de Educação teve início nesta terça-feira (30) de forma virtual

A Secretaria de Educação (Semed), por meio do Fórum Municipal de Educação e Conselho Municipal de Educação (CME), deu início na manhã desta terça-feira (30), a Conferência Municipal de Educação (Comea), que acontece de forma virtual até esta quarta-feira (01). 

A cerimônia de abertura dos trabalhos contou com a presença virtual da secretária de Educação, Jenilza Spinassé, do coordenador do Fórum Municipal de Educação, Sérgio Faria de Azevedo, e da presidente do CME, Millene da Silva Weck Terra. O prefeito Dr. Coutinho deixou uma mensagem para todos os participantes. O evento contou ainda com um intérprete de libras, o servidor Fanker Olávio dos Santos. 

A Conferência foi constituída para fazer a avaliação e monitoramento do cumprimento do Plano Municipal de Educação (PME), que tem a finalidade de melhorar a qualidade da educação no município, decênio 2015-2025, bem como do Plano Nacional de Educação (PNE 2014- 2024) e o novo PNE (2024-2034). Os inscritos puderam interagir pelo chat. 

A Comea é um grande e importante evento que busca garantir um espaço democrático de debate, de ampla participação da sociedade e de preservação e melhoria da qualidade social da educação. A participação de todos é muito importante para que possa garantir o processo democrático de debate e decisão das prioridades nas políticas públicas de Aracruz para os próximos anos.

Para o coordenador do Fórum, Sérgio Faria de Azevedo, os temas a serem tratados estão divididos em eixos e subeixos. “Os envolvidos têm um papel muito importante. Eles podem aproveitar a oportunidade para debater a qualidade da educação para os próximos anos e fazer valer o que a legislação propõe”, disse. 

A presidente do CME Millene Terra disse que fazer a análise do Plano de Educação é primordial. “Ouvindo todos os personagens conseguiremos fazer um planejamento que seja executado para atingir os objetivos. No município, já com o Plano consolidado, a mudança de gestores não afeta o andamento dos trabalhos em prol de uma educação de mais qualidade. Por isso que esse monitoramento, a análise e a execução é de suma importância, pois é um documento que tem força de lei. Falar em qualidade e cumprimento de metas é também falar em investimentos em todas as áreas”, pontuou. 

Já a secretária da pasta, Jenilza Spinassé, comentou que todo o debate é em prol de uma melhoria significativa na qualidade da educação. “O município tem trabalhado muito para alavancar a educação. Prova disso são os índices alcançados por diversas escolas. Estamos trabalhando diariamente para colocar em prática todos os pontos que irão melhorar a vida dos personagens envolvidos, seja na estrutura quanto no ensino. E é isso que o Comea vem fazendo, debatendo e monitorando as ações planejadas e nos ajudando a construir em Aracruz uma educação cada dia melhor”, disse. 

O prefeito Dr. Coutinho, em mensagem, disse que o momento é de reflexão e avaliação sobre a importância e dinâmica de desenvolvimento dos trabalhos. “Além de verificar sobre o cumprimento do Plano Municipal de Ensino, os inscritos no Comea, irão ajudar a municipalidade a alavancar a qualidade da educação no município de Aracruz. Os trabalhos a serem desenvolvidos neste dia serão pautados nos princípios do direito à educação das nossas crianças e jovens. O Plano é de todos, por isso, participar de forma ativa é participar diretamente da educação aracruzense”, finalizou.


Compartilhe em suas redes sociais: