Manhã de sábado com serviços voltados à saúde da população aracruzense
A manhã deste sábado (04) foi de ações na saúde para a população aracruzense. Equipes da Secretaria de Saúde (Semsa) estiveram distribuídas entre a Casa Azul, Casa Rosa e em frente ao Mercado Municipal para realizar testes rápidos de Sífilis, HIV, Hepatite B e C, teste de PSA e vacinação contra a Covid-19.
As ações marcaram o encerramento da campanha do Novembro Azul e início do Dezembro vermelho, que é voltada para a mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.
Foi o que fez o senhor Edivaldo Almeida dos Santos, 46 anos, que ficou sabendo do teste de PSA quando estava no mercado fazendo a feira. “A menina me entregou o papel com as informações e aproveitei a oportunidade, que por sinal é excelente para colocarmos nossa saúde em dia”.
Patrícia Matos e seu marido aproveitaram para fazer os testes rápidos. “É a primeira vez que vejo uma ação como essa em Aracruz e achei a escolha do lugar muito boa, porque é bastante movimentada, chama a atenção de todos e não demora para ser realizada”.
Já o senhor Edivaldo Oliveira Cardoso foi avisado pela filha que estava acontecendo a vacinação contra a Covid-19 e não perdeu tempo. “Minha filha me deu o recado e aproveitei o sábado para vir tomar minha dose de reforço que já estava no prazo. Atitudes como essa ajudam a população que não tem o tempo livre durante a semana a se vacinar ou realizar outro tipo de serviço”.
Para a secretária de Saúde de Aracruz, Rosiane Scarpatt, a ação visa atingir o maior número de pessoas. “Muitas pessoas não têm tempo durante a semana ou estão com vacinas e exames em atraso, por isso escolhemos esse local para realizar a ação. Atingimos números positivos para todos os serviços oferecidos e com isso, proporcionamos uma saúde de qualidade e oportunidades aos cidadãos aracruzense”, destacou.
Ainda de acordo com Rosiane, a Semsa está encerrando uma campanha de extrema importância e iniciando outra tão séria quanto. "Com o Dezembro Vermelho vamos conseguir evidenciar ainda mais os cuidados necessários para incentivar a população quanto à prevenção da Aids, e oferecer todo o suporte e informações necessárias a quem já está infectado”, finalizou.



Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento