Prefeitura de Aracruz adere ao Projeto 'Ecoar' para o desenvolvimento sustentável nas comunidades

Publicado em: 09 de dezembro de 2010
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Prefeitura de Aracruz adere ao Projeto 'Ecoar' para o desenvolvimento sustentável nas comunidades

A Prefeitura de Aracruz, por meio das Secretarias Municipais de Educação, Meio Ambiente e Saúde foi contemplada, este ano, com o Projeto “Escola Comunidade Ambiente e Responsabilidade”, o “Ecoar”, da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, a Seama e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o Iema. O município de Aracruz faz parte da Ecoárea Jequitibá Rosa, juntamente com João Neiva, Ibiraçu e Fundão.

O “Ecoar” será desenvolvido a partir de 2011, em três escolas de Ensino Fundamental da rede municipal, pelos integrantes do Grupo de Sustentabilidade (GS) formado por um representante técnico de cada secretaria municipal participante. Os GS desempenham a função de articular e apoiar, junto ao Poder Público Municipal, as ações de educação ambiental a ser desenvolvidas pelas comunidades escolares e do seu entorno, sendo responsável pela difusão, sustentabilidade e enriquecimento do Projeto “Ecoar”.

As escolas que serão contempladas, inicialmente, pelo projeto no ano que vêm são: “Eurípedes Nunes Loureiro”, “Paulo Freire” e “Prof.ª Maria Inês Della Valentina”. A escolha das escolas se deu de forma consensual, pelos integrantes do Grupo de Sustentabilidade. Para a execução do “Ecoar” serão envolvidos o diretor, um professor e um pedagogo de cada escola selecionada, totalizando nove profissionais da educação.

De acordo com a secretária de Educação de Aracruz, Maria Goretti Moro Gomes, o “Ecoar” irá levar o educador a debater e vivenciar com o aluno, de forma democrática, comportamentos sociais que contribuem para a preservação e conservação ambiental do planeta. “Os professores têm em sua atividade fim, a capacidade de promover e enriquecer o processo de multiplicação de informações, tanto pela sua atuação dentro da escola, como pela participação ativa na comunidade, ao propor a sensibilização e a conscientização sobre questões que envolvam educação ambiental, contribuindo assim, para a melhoria da qualidade ambiental do planeta”.

Para a pedagoga e educadora ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Sonia Xavier, o “Ecoar” visa atender as carências e necessidades dos municípios em relação à educação ambiental. “O projeto prevê a inserção do enfoque escola versos comunidade, visando à sustentabilidade das ações e a busca de soluções a partir da observação e vivência das questões ambientais locais”.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Olímpio Vieira Neto, a expectativa da Seama e do Iema é chegar em 2011, com o Projeto Ecoar em todos os municípios do Espírito Santo. “A Seama e o Iema esperam difundir em todo o estado as questões que envolvem educação ambiental, por meio da integração entre a comunidade escolar e as organizações comunitárias, sensibilizando e formando multiplicadores na busca de soluções efetivas que visem a promoção da cidadania, a melhoria da qualidade ambiental e o desenvolvimento sustentável nas comunidades”.

PROJETO “ECOAR”

Em 2009, o Projeto “Ecoar” contemplou 25 municípios do estado, agrupados em cinco Ecoáreas – considerando seus impactos ou potencialidades ambientais – identificadas com base na nomenclatura dos corredores ecológicos. Foram sensibilizados e envolvidos pelas ações do Projeto “Ecoar”, cerca de 30 mil alunos e 15 mil pessoas das comunidades do entorno das 75 escolas selecionadas, num total de 45 mil pessoas.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: