Semed e Polícia Militar realizam formaturas de programa contra as drogas para jovens em Aracruz

Crianças e jovens de Aracruz da rede municipal de ensino que tiveram a oportunidade de aprender sobre os perigos do envolvimento com drogas, por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência, o Proerd, deste ano, vão participar das próximas formaturas que acontecem entre os dias 15 e 21 de dezembro nas escolas “Novo Irajá”, “José Marcos Rampinelli”, “Prof.ª Maria Inês Della Valentina”, “José Mambrini”, “Mário Leal Silva” e “Caieiras Velha”. Os eventos são uma parceria entre o Comando do 5º Batalhão da Polícia Militar e a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed).
No dia 15 de dezembro, às 19h, na Associação de Moradores a escola “Novo Irajá” certificará 28 alunos pelo programa, na presença de autoridades municipais, representantes da Semed, professores, pedagogos e da Polícia Militar. No dia 16 desse mês, a próxima formatura acontece na quadra da escola “José Marcos Rampinelli”, às 19h, com outros 82 alunos da escola certificados pelo programa. Já dia 17 de dezembro, no mesmo horário, na Igreja Católica de Jacupemba será a vez das escolas “Prof.ª Maria Inês Della Valentina” e “José Mambrini”, receberem a certificação para 160 estudantes do Ensino Fundamental.
Já no dia 20 de dezembro, às 19h acontece em Guaraná na escola “Mário Leal Silva” a certificação de 86 alunos e no dia 21 desse mês, às 14h30, na escola “Caieiras Velha” serão certificados pelo programa mais 26 alunos do Ensino Fundamental. No total participam 382 crianças e adolescentes de escolas da rede municipal. As formaturas marcam o encerramento das aulas do programa, deste ano, em Aracruz. De acordo com o Capitão Falquete, coordenador do programa, pelo menos 90% dos alunos que passam pelo curso aprendem a dizer não às drogas. “A participação dos alunos é muito positiva. Mas cerca de 10% dos jovens que passam pelo curso acabam caindo no mundo do crime. Muitos são de famílias desestruturadas, o que mostra que o combate às drogas é um problema de todos”. Para o capitão, a formatura é a ocasião em que os alunos que fazem parte do Proerd prestam o compromisso social de manterem-se afastados das drogas.
Para a secretária de Educação, Maria Goretti Moro Gomes, o programa é muito importante para que os jovens possam enfrentar de maneira mais segura e responsável os problemas com as drogas e violência. “O Proerd é um programa de caráter social preventivo, que tem como objetivo prevenir o uso de drogas e dizer não à violência. O momento de entrega do certificado de conclusão do curso aos alunos não somente atesta a participação no programa, como também oficializa o compromisso das crianças de resistirem às pressões ao uso de drogas”.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- “Comunidade de Leitores”: Cmei Sete Anões inicia ações do projeto incentivando a escuta, escrita e leitura de diversos gêneros textuais
- Educação Especial Inclusiva realiza visita técnica pedagógica em escolas da Serra
- Secretaria de Desenvolvimento Social abre inscrições para oficina de culinária
- Casa do Futuro promove Mês do MEI com objetivo de impulsionar o empreendedorismo local
- Prefeitura realiza Audiência Pública para discutir a LDO 2026
- Maio Amarelo: prevenção, consciência e ação para um trânsito mais seguro
- 3ª Reunião Geral PSE debate a cultura de paz e o combate à violência nas escolas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol 2025 – Categoria Super Master 50
- Aracruz participa do Fórum Permanente de Educação Infantil do Espírito Santo (Fopeies)
- Educação reforça compromisso com metas durante reunião dos Núcleos Regionais do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)