Novo Portal da Transparência atrai interesse da população
O Portal da Transparência de Aracruz (www.transparencia.aracruz.es.gov.br) registrou mais de 240 mil visualizações nos primeiros meses com a nova plataforma, que passou a funcionar em 26 de agosto deste ano. O número de acessos vem crescendo e atestando a consolidação do portal como instrumento de divulgação de dados públicos e exercício efetivo do controle social por parte do cidadão. As áreas mais acessadas foram as ligadas a servidores públicos, despesas, compras e contratos.
As informações disponibilizadas no novo portal são mais completas e atendem à legislação e ao interesse do usuário. Além dos dados sobre despesas, receitas, orçamentos, convênios, contratos e servidores públicos, é possível acessar informação sobre todas as modalidades de licitações, patrimônio, contracheque, convênios, organograma, dentre outras.
“O novo Portal da Transparência é uma importante ferramenta de controle social colocada à disposição do cidadão. A administração quer que cada vez mais as pessoas a acessem e contribuem com a melhoria da gestão e dos serviços oferecidos. Vamos continuar estudando formas de melhorar a transparência para que o cidadão possa participar cada vez mais”, destacou Luís Fernando Alves, Controlador-geral do Município.
A advogada Júlia Purceno falou da importância de dar transparência aos dados públicos. “O novo formato do portal é muito mais claro e objetivo, e permite que nós cidadãos tenhamos acesso a dados e informações da gestão. Essa transparência possibilita a fiscalização da sociedade, além de estender a participação popular na tomada de decisões”.
Avaliação TCE/ES
Durante o primeiro e último ano de cada gestão, o Tribunal de Contas Espírito Santo (TCE/ES) realiza uma Auditoria de Transparência Ativa que avalia os portais institucionais e de transparência de todas as prefeituras e câmaras do estado. Em 2020 o portal da prefeitura passou por uma avaliação e ficou em último lugar na classificação geral de todo o Espírito Santo. (para ver a classificação dos municípios CLIQUE AQUI)
Diante do cenário apresentado, a Controladoria-Geral entendeu a necessidade da realização de grandes mudanças na estruturação dos dados e informações públicas disponibilizadas ao cidadão. Nesse sentido, foram iniciados os procedimentos para desenvolvimento de um novo portal, com a plataforma sendo lançada em agosto de 2021. Ela ficou mais completa, com layout dinâmico e responsivo, para facilitar o acesso dos cidadãos à informação. Servidores de todas as secretarias passaram também por treinamento em transparência pública.
A tecnologia utilizada no desenvolvimento do novo portal é a mesma que já foi testada e utilizada por vários municípios, como Serra, Vitória, Vila Velha, que possuem avaliações muito boas no ranking de transparência elaborado pelo TCEES. Assim, diante do comprometimento da gestão com a ética e a transparência, espera-se que o emprego dessa nova tecnologia e a constante capacitação dos servidores municipais, resulte em significativa melhora da posição do município nas próximas avaliações.
Mais informações:
CLIQUE AQUI e leia a matéria do 'Lançamento do novo portal'
CLIQUE AQUI e leia a matéria do Treinamento de servidores em transparência
CLIQUE AQUI e leia a matéria do Lançamento da cartilha de serviços da PMA
Com informações da Controladoria Geral
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento