Cosems: secretária de saúde participa de encontro para o fortalecimento das atividades realizadas entre o estado e município

Publicado em: 10 de dezembro de 2021
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Cosems: secretária de saúde participa de encontro para o fortalecimento das atividades realizadas entre o estado e município

A secretária de Saúde de Aracruz, Rosiane Scarpatt, acompanhada da subsecretária Juliana Baioco, esteve participando das atividades do Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES), realizado nesta quinta (9) e sexta-feira(10), no Hotel Fazenda China Park, em Domingos Martins. O evento foi organizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) com o objetivo de fortalecer as metas, traçar novas estratégias e celebrar os trabalhos realizados durante o ano de 2021.


O primeiro dia do evento contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes e do médico e pesquisador da Fiocruz, Odorico Monteiro. Na ocasião, foram apresentadas as experiências da gestão estadual no atendimento ao usuário do SUS das quatro Regionais de Saúde do Estado. Além disso, os participantes esclareceram dúvidas sobre conceitos e modelos da gestão e inovação. 


Nésio Fernandes destacou a importância da parceria entre estado e municípios, e como essa aposta na boa gestão é fundamental no avanço e crescimento dos serviços da saúde. “Hoje nós temos a quarta ou quinta melhor cobertura de estratégia de Saúde da Família do Brasil. A decisão de construir uma linha de planejamento e execuções entre estado e municípios foi fundamental para avançarmos em diversos serviços, como expandir o atendimento especializado nas regionais, ampliação do SAMU 192 e testagem em massa contra COVID-19”, ressaltou o secretário. 


Para Rosiane Scarpatt, o apoio do Governo do Estado é primordial para que as cidades avancem na realização das ações de saúde. “Os municípios têm a oportunidade de expor suas necessidades, para que junto à Sesa, possam encontrar caminhos para melhorar e qualificar a atenção primária da saúde e toda a rede de assistência”. 


O encerramento contou com palestras sobre processo de regionalização no Espírito Santo, programas e projetos, status dos planos municipais do estado e atualização do Previne Brasil.

 

 

Compartilhe em suas redes sociais: