Aracruz assina Convênio para implantação do Centro de Referência das Juventudes

Publicado em: 29 de dezembro de 2021
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Aracruz assina Convênio para implantação do Centro de Referência das Juventudes

O município de Aracruz terá um espaço dedicado ao jovem a partir de 2022. É que na manhã desta quarta-feira (29) o prefeito Dr. Coutinho assinou o convênio com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), para a implantação do Centro de Referência das Juventudes (CRJ), uma das principais ações de proteção social do Programa Estado Presente: Segurança Cidadã.

Estiveram presentes as secretárias de Desenvolvimento Social e Trabalho (Semds), Dileuza Marins Del Caro; de Governo, Andréa Coutinho Musso; os secretários de Turismo e Cultura (Semtur), Moisés Mercier; de Esporte, Lazer e Juventude (Semesp), João Hilton José dos Santos - Coqui -, a presidente da Associação Amigos da Justiça, Cidadania, Educação e Arte, Pollianny Siqueira Silva Santos e a coordenadora de Articulação da CRJ Aracruz, Ana Shirley Lima. 

A Associação Amigos da Justiça, Cidadania, Educação e Arte, após seleção feita pela SEDH para a execução dos serviços que serão oferecidos, irá gerir e atuar nas atividades no CRJ Aracruz, que irá funcionar no Teatro Municipal “Dr. José Maria Coutinho”. É importante ressaltar que todas as atividades culturais irão continuar sendo realizadas normalmente, conforme já vem acontecendo. 

O objetivo do CRJ é criar oportunidades de integração social e contribuir para a redução dos índices de violência para jovens com faixa etária de 15 a 24 anos. Será um espaço de garantia dos direitos dos jovens aracruzenses, conforme o Estatuto da Juventude (Lei Nº 12.852/2013), e contará com uma equipe interdisciplinar formada por psicólogos, assistente social, terapeuta ocupacional, educadores, além de promover cursos, oficina de profissionalização, esporte e cultura, entre outros, para que esses jovens entendam a real importância de se viver a juventude com autonomia. E o melhor, tudo de forma gratuita. 

“Essa é uma oportunidade para os nossos jovens que irão contar com um espaço acolhedor e com uma gama de atividades que irão contribuir com a construção da cidadania, principalmente àqueles que estão em situação de vulnerabilidade social. Somados aos programas que o município tem, os jovens aracruzenses estão bem assistidos”, disse a secretária da Semds. 

Para Mercier, secretário da Semtur, fazer parte deste importante Programa vai nos permitir atuar diretamente na constituição das políticas públicas. “O CRJ vai nos ajudar a promover a cultura no município para os nossos jovens. Serão através das políticas públicas já existentes, com diálogo e muita força de vontade que faremos com que essa parceria com o Governo do Estado, seja atuante para que, de fato, mude a vida dessas pessoas”, comentou. 

“A partir do próximo ano os nossos jovens poderão contar com um espaço dedicado a eles. Cursos, oficinas, laboratórios, entre outras atividades, serão oferecidas para que a juventude possa mudar os rumos da sua vida, se descobrindo e entendendo a importância de viver uma etapa tão importante. Tenho certeza que o CRJ aqui em Aracruz vai atuar de forma eficaz, com abordagem, linguagem e ações voltadas para atender os anseios dos jovens, que precisam ser ouvidos e merecem uma atenção especial. O Governo do Estado acertou em investir em espaços de integração como o Centro, dando oportunidades às pessoas”, disse o prefeito.


Compartilhe em suas redes sociais: