Secretaria de Educação de Aracruz investe em cardápio diversificado na merenda escolar

A Secretaria de Educação de Aracruz está empenhada em melhorar a qualidade da alimentação nas escolas municipais, por isso, vem investindo em equipamentos, diversificando o cardápio da merenda escolar, com a inclusão de alimentos para alunos com restrições alimentares e de produtos que resgatam a cultura alimentar indígena.
Os cardápios são elaborados pela nutricionista responsável, com utilização de gêneros alimentícios básicos, respeitando as referências nutricionais, os hábitos alimentares, a cultura alimentar da localidade, se pautando na sustentabilidade e diversificação agrícola da região onde as escolas estão localizadas, de modo a atender as necessidades nutricionais diárias dos estudantes. Nas escolas indígenas do município são fornecidos no cardápio produtos de sua cultura, como a banana da terra, aipim e o tipá (bolo feito com farinha de trigo, fermento, água e sal).
De acordo com a secretária de Educação, Maria Goretti Moro Gomes, o objetivo da administração municipal é oferecer aos alunos uma alimentação saudável e equilibrada, contribuindo para a formação de bons hábitos alimentares. “A merenda escolar tem que atender no mínimo 15% das necessidades nutricionais dos alunos. Aqui no município, este índice é superado, já que as crianças fazem duas refeições por dia. Há também, a preocupação em atender os alunos com restrições alimentares, fornecendo uma dieta adequada às suas necessidades, reduzindo assim, a evasão e a repetência escolar e garantindo qualidade de vida para crianças, adolescentes, jovens e adultos”.
As cozinhas das escolas e creches municipais estão equipadas com freezer, geladeira, fogão, balança eletrônica, coifa e utensílios, seguindo as especificações da Vigilância Sanitária. Na rede municipal o sistema de distribuição da merenda escolar passou a ser self-service, evitando o desperdício de alimentos e criando um ambiente familiar ao introduzir garfos e facas, pratos e xícaras de vidro, proporcionando melhor higiene e boas maneiras. Para 2011, está previsto um investimento na merenda escolar em torno de R$ 3,3 milhões. O município de Aracruz fornece merenda para 40 escolas, 19 creches e duas entidades filantrópicas, atendendo mais de 16 mil alunos. Desse total, seis unidades de ensino são localizadas em aldeias indígenas.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 1º Pedal Solidário do Ifes acontece neste domingo (31)
- Nova Unidade Odontológica Móvel reforça atendimentos em Aracruz
- 2º Seminário de Educação Infantil discute as práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas
- Inscrições abertas para o Curso de Guarda-vidas
- Ação no centro de Aracruz acolhe pessoas em situação de rua
- Saúde mental: Programa Saúde na Escola destaca o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi)
- Convocação Nº 003, Edital 001/2025 - SEMSA
- Aracruz realiza a XII conferência Municipal de Saúde
- Aracruz terá primeira conferência dos direitos humanos
- ParkLog ES: maior investimento portuário do estado tem Aracruz como cidade âncora