Construção de rede de esgotamento sanitário no bairro Polivalente atenderá mais de 850 unidades habitacionais

Na quinta-feira (6) foi assinada a ordem de serviço para início da interligação do Sistema de Esgotamento Sanitário da Baixada Polivalente à estação de tratamento de esgoto Piranema, empreendimento esse que beneficiará aproximadamente 3.400 pessoas distribuídas em 851 unidades habitacionais.
Na ocasião a cerimônia contou com as presenças do prefeito Dr. Coutinho, seu vice Beto Vieira, dos vereadores Cecéu, Carlito Candim e Carlinhos Mathias, do diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgosto de Aracruz (SAAE), Amadeu Wetler, de secretários municipais, da Diretora Presidente da Agência de Regulação e Serviços Públicos do Estado do Espírito Santo (ARSP), Joana Magella e da diretora de Saneamento da ARSP, Kátia Côco.
A previsão é que as obras do “furo direcional”, local onde haverá a parte da construção executada pelo “método não destrutivo”, ou seja, obra que não destruirá a rua próxima ao campo do Binão, se iniciem nas próximas semandas. Com a rede de esgotamento sanitário construída, o volume de esgoto tratado será de 14 milhões de litros por mês, contemplando toda a baixada polivalente, parte do centro e parte do bairro Vila Nova na Sede do município de Aracruz. Também será beneficiado o bairro jardins em função da despoluição do córrego que está no limite do bairro.
De acordo com o Diretor do (SAAE), Amadeu Wetler, esse empreendimento vai valorizar todo o município. "O esgoto tratado valoriza a cidade, e consequentemente seus imóveis, o turismo e o desenvolvimento econômico, além é claro, de oferecer aos moradores mais saúde e dignidade. Esta obra é o início de uma caminhada rumo à universalização do esgotamento sanitário no muncípio, cumprindo o novo marco regulatório do saneamento”, acrescentou.
O projeto completo compreende a complementação de redes coletoras internas do bairro Polivalente e exclusão de ligações irregulares de esgoto, assim como a Interligação da rede ao coletor central que leva o esgoto à ETE Piranema. Ele irá elevar a porcentagem de tratamento de esgoto na sede de 33% para 39%. O valor total do investimento para esta construção, incluindo o valor de materiais e serviços, está orçado em R$ 500mil.
Areas verdes e parques ecológicos
O Secretário de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira, falou da importância ecológica que esta obra trará para toda Aracruz. "Essa obra vai elevar o tratamento de esgoto na cidade, formando áreas verdes com córregos despoluídos. Ela será de grande importância na qualidade ambiental, tornando os rios que correm em nossa cidade, com suas características naturais. Isso melhorará muito a qualidade de vida do aracruzense, fomentando o verde e a fauna, criando verdadeiros parques ecológicos na cidade", ressaltou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Processo Seletivo 005/2023: Semed divulga 14ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Prefeitura convida para reunião da Proposta de Intervenção da Orla Marítima, na Praia dos Padres
- Aracruz dá mais um passo na defesa das mulheres com a entrega do Kit Mulher Viva+
- Prefeitura reforça importância do descarte de materiais nos ecopontos
- Setembro verde: Emefti Honório Nunes de Jesus desmistifica preconceitos e promove a aceitação e o orgulho da identidade entre estudantes
- Aposentados recebem homenagem da Prefeitura de Aracruz pelo compromisso com o desenvolvimento do município
- Festa de Santa Rosa contará com sistema de videomonitoramento e reconhecimento facial
- Prefeitura de Aracruz apresenta projeto de infraestrutura no bairro Pôr do Sol
- Qualifica Aracruz: inscrições abertas para cursos gratuitos em parceria com o Senai
- Setembro: mês de conscientização e valorização da vida