Aracruz começa vacinar crianças de 11 anos contra a Covid nesta quinta (20)
Meninos e meninas aracruzenses já podem comemorar. Nesta quinta-feira (20) a Secretaria de Saúde de Aracruz (Semsa) dará início a vacinação contra Covid-19 para todas as crianças de 11 anos de idade. A vacinação será em ordem decrescente, por isso quem tem 10 anos abaixo será vacinado na sequência. A primeira fase de vacinação neste grupo também inclui crianças indígenas, com deficiência permanente e as que possuem comorbidades, que tenham entre 05 a 11 anos, sendo necessária a apresentação de exames, receitas, relatório ou prescrição médica.
As doses para as crianças são diferentes das aplicadas no restante da população e o imunizante utilizado será o da Pfizer, único autorizado até o momento pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Caso o público tenha tomado alguma vacina do Calendário Nacional de Imunização, é necessário aguardar 15 dias para receber a dose da Pfizer contra Covid-19. A segunda dose será aplicada com o intervalo de oito semanas (56 dias). Além disso, as crianças que completam 12 anos de idade entre a primeira e a segunda dose devem permanecer com o esquema de vacinação com a dose pediátrica.
Outro detalhe é que a tampa do frasco da vacina virá na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos responsáveis que levarão as crianças aos postos de vacinação.
“Os pais e responsáveis pelas nossas crianças sempre demostraram interesse e aderiram as campanhas das vacinas de rotina e com a Covid-19 não foi diferente, muitos estavam ansiosos com a chegada deste momento”, destaca a secretária de Saúde de Aracruz, Rosiane Scarpatt. Rosiane ainda destaca que a aplicação das vacinas contra a Covid-19 tem garantido o avanço da doença e reduzindo expressivamente a mortalidade na nova onda de contágio. “Com esses resultados, garantir a proteção para as crianças é mais uma etapa a ser vencida”, finaliza.
Onde se vacinar
Pais e responsáveis devem buscar a Unidade de Saúde (US) mais próxima de casa, de segunda a sexta, das 8h às 16h. Alguns pontos, como a US de Coqueiral, funcionarão em horário estendido, toda terça e sexta, das 07h às 20h.
Crianças indígenas
As primeiras crianças vacinadas no Espírito Santo são da aldeia Guarani Boa Esperança, localizada no litoral de Aracruz. Com autorização e acompanhadas dos seus responsáveis legais, Arthur da Silva Marinho, de 06 anos, e Lucimara Carvalho da Silva, 09 anos, receberam a dose da vacina na manhã deste sábado (15), em ato simbólico no Palácio Anchieta, em Vitória. As crianças receberam a primeira dose da Pfizer/BioNTech.
A secretária de Saúde de Aracruz acompanhou a vacinação, junto ao governador do Estado, Renato Casagrande, da vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, do secretário de Estado da Saúde Nésio Fernandes, do Cacique Toninho, da aldeia Boa Esperança e outras autoridades.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Semam divulga resultado da Consulta Pública sobre a doação de área e ampliação dos limites do Parque Natural Municipal do Aricanga
- Semsa divulga Retificação Nº 01 do Processo Seletivo Nº 001/2025
- Atendimento do SINE localizado na Sede está temporariamente suspenso para manutenção
- Assinada a Ordem de Serviço para o início das obras da nova sede do CAPSi
- Nossocrédito fortalece o empreendedorismo e injeta cerca de R$ 1,8 milhão na economia de Aracruz em 2025
- Verão Aracruz: dicas de cuidados com a saúde durante a temporada mais quente do ano
- Saúde divulga o Edital Nº 001/2025 do Processo Seletivo Interno
- Secretaria de Meio Ambiente divulga período de andada do caranguejo-uçá em 2026
- Governo Municipal e Caixa Econômica Federal assinam contrato de estruturação do Projeto de Concessão do Sistema de Serviços de Suporte à Educação Infantil
- ‘Premiação Mais Professores – Valorização’: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus recebem créditos para investir em tecnologias da informação