Mais de 400 pessoas estiveram presentes a Cerimônia de Certificação do Proeja 2010

Ontem (16), a Quadra Poliesportiva da EMEF “Placidino Passos” foi marcada pela presença de mais de 400 pessoas na Cerimônia de Certificação dos Concludentes do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) 2010. Foram certificados 158 alunos com a declaração de conclusão do Programa (concludentes do Ensino Fundamental). Estiveram presentes à cerimônia a subsecretária de Educação, Andrea Cristina Almeida, o diretor da EMEF “Placidino Passos”, Osvânio Célio Toffolli, a diretora do Proeja Aracruz, Ilza Rodrigues e sua equipe de profissionais, professores, parentes e amigos dos concludentes.
“Sei o quanto esse momento é importante para vocês”, com essas palavras a subsecretária de Educação, Andrea Cristina Almeida, se dirigiu aos concludentes do Proeja 2010. E, completou: “A administração municipal tem trabalhado na construção de uma política educacional que reconheça as necessidades, as diferenças, promovendo a inclusão de alunos especiais e de diferentes etnias, buscando oferecer uma educação de qualidade que prime pelo desenvolvimento integral do sujeito. Isso pode ser percebido graças a vinda do Ifes, do Centro Integrado Sesi/Senai/IEL e do Polo UAB Aracruz. Após investirmos na infraestrutura, percebemos que faltava investir nas pessoas que, por um motivo ou outro, ainda não tinham concluído o Ensino Fundamental. Com o Proeja a realização desse sonho foi possível e tenho certeza que hoje, vocês possuem uma nova expectativa de vida. A vitória de vocês é também da Secretaria de Educação”.
Durante a solenidade foram entregues as declarações de conclusão do Programa e também foi feita a entrega de flores a subsecretária de Educação e a professora Rosa Maria Guidetti Rocha, irmã da Professora Maria José Guidetti Rocha, que dá o nome ao Centro de Educação Municipal de Jovens e Adultos (CEMJA) que funciona no mesmo prédio da EMEF “Placidino Passos” (Polivalente). Além das palavras do orador da turma, Adevaldo Muniz e da mensagem aos concludentes do Ensino Fundamental feita pela Professora Francielli Della Valentina em nome dos professores do Proeja.
“Parabéns a vocês, alunos perseverantes, que hoje merecem o nosso carinho”, foram essas as palavras ditas pela diretora do Proeja, Ilza Rodrigues aos concludentes do Ensino Fundamental. E, disse ainda: “Essa é apenas uma das etapas de tantas outras que virão e que vocês com certeza terão êxito. Por isso, não pulem essas etapas e muito menos desistam delas. É preciso avançar cada vez mais, vocês precisam estar preparados para ocupar as vagas de emprego que estão surgindo em Aracruz. Vocês estão de parabéns, com perseverança e luta cada um pode realizar os seus sonhos e concretizar seus objetivos. Vocês estão preparados, mas podem se preparar ainda mais”.
ENTENDA O PROEJA
O Proeja é responsável pela inclusão e formação de cidadãos que passam a ter acesso a Alfabetização e a conclusão do Ensino Fundamental. É um programa que tem uma forma própria, voltada aos interesses de uma parcela da população que historicamente foi excluída da educação escolar. Destina-se a desenvolver uma política que fortaleça e amplie o acesso e a permanência de jovens e adultos no sistema formal de ensino, ao oferecer oportunidades de elevação de escolaridade e desenvolvimento da cidadania.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura de Aracruz irá realizar consulta pública sobre diagnóstico do Projeto Orla
- Serviços essenciais são mantidos durante os feriados de Corpus Christi, ponto facultativo e São João Batista
- Festa da Grande Bela Vista acontece de 20 a 22 de junho
- SUAS: Aracruz avança na transformação digital com novo Sistema de Gestão
- Prefeitura inicia a semana com mais de 700 oportunidades de emprego: destaque para área industrial
- Educação: Família na escola reuniu pais e alunos em passeio ciclístico
- Polo UAB de Aracruz anuncia 20 vagas para curso técnico de Planejamento e Controle da Produção (EaD)
- Saúde publica 3ª Convocação do Processo Seletivo n.º 001/2025 - Consórcio CIM Polinorte
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: 75ª Chamada Extraordinária Emergencial
- Obra que integra sistema de esgotamento na região da Praça da Paz inicia nos próximos dias