Setrans se reúne com comerciantes para falar da taxa de resíduos dos grandes geradores
O secretário de Transportes e Serviços Urbanos de Aracruz (Setrans), Almir Vianna, esteve reunido com comerciantes do município, na manhã desta sexta-feira (21), para falar do Decreto Nº 41.083, que trata do preço público dos resíduos dos grandes geradores. Também estiveram presentes na reunião os vereadores Cecéu, Paim e André Carlesso, o Procurador Municipal, Thiago Peirote e a assessora da Setrans, Francine Sousa.
O documento dispõe sobre a prestação de serviços de coleta, transportes, tratamento e disposição final de resíduos sólidos produzidos pelos grandes comércios geradores do município, e ainda estabelece o valor de R$ 0,16 (dezesseis centavos) por litro de lixo recolhido para o ano de 2022.
Tal medida foi tomada em cumprimento à Lei Federal nº 14.026/2020, onde as Prefeituras de todo país passarão a cobrar pela coleta de lixo nos municípios a partir de janeiro de 2022. Em Aracruz, o projeto foi aprovado pela Câmara Municipal e atende às exigências do Governo Federal.
“A cobrança desse valor se faz necessária uma vez que os municípios que não cumprirem a legislação federal sobre o assunto ficam sujeitos à renúncia de receita e traz consequências legais aos prefeitos, podendo incorrer em ato de improbidade administrativa”, destacou o secretário da Setrans, Almir Vianna.
Para Francine Sousa, assessora da Setrans, o município vem se adequando para que os comerciantes não sofram com a nova taxa. “Estamos tentando implantar da melhor maneira possível e mais amena aos comerciantes”, finalizou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento