Finanças disponibiliza IPTU 2022 para consulta e emissão de guias on-line

Publicado em: 21 de janeiro de 2022
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Finanças disponibiliza IPTU 2022 para consulta e emissão de guias on-line

Os contribuintes de Aracruz já podem acessar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2022 que já está disponível para consulta de valores e emissão do(s) boleto(s) para pagamento. O cidadão poderá optar por efetuar o pagamento em cota única, com 10% de desconto, ou o valor total em até oito vezes. 

A cota única do IPTU 2022 vencerá no dia 8 de abril e as parcelas serão emitidas com vencimentos em: 8 de abril, 9 de maio, 9 de junho, 8 de julho, 8 de agosto, 8 de setembro, 10 de outubro e 8 de novembro. É só acessar o menu  vertical Cidadão, IPTU, na página inicial do site. Para emissão, basta informar a Inscrição Municipal. A previsão é de que os carnês impressos sejam entregues nas residências durante todo o mês de março. 

De acordo com a Semfi, os pagamentos também podem ser feitos via PIX. Aracruz foi o primeiro município do Espírito Santo a disponibilizar o uso da ferramenta em parceria com o Banestes. O contribuinte pode realizar o pagamento de impostos de forma on-line e segura, onde ocorre a aprovação instantânea dos débitos municipais, oferecendo mais facilidade e comodidade, inclusive aqueles inscritos em Dívida Ativa.

“Disponibilizar o IPTU antes do recebimento do carnê é permitir que o contribuinte aproveite o desconto ou se programe quanto aos vencimentos do imposto, além de gerar mais comodidade e agilidade. O imposto vem se tornando cada vez mais digital, onde o contribuinte pode emitir as guias em qualquer horário, pelo computador ou celular, facilitando a impressão ou realizando o pagamento via aplicativo bancário. É um procedimento seguro, mas ainda existem aqueles que gostam de receber o carnê em sua residência”, disse o secretário da pasta, Geraldo Magella. 

O IPTU é um tributo anual previsto no artigo 156, inciso I, da Constituição Federal/1988, sendo de competência municipal.


 

Compartilhe em suas redes sociais: