Município de Aracruz é destaque no ranking das 100 melhores cidades do Brasil para se fazer negócios
Foi divulgado recentemente pelo site “Be Leader”, uma iniciativa da entidade organizacional “Espírito Santo em Ação”, o ranking das 100 melhores cidades para se fazer negócios do Brasil. Segundo o site, esse ranking é elaborado anualmente desde 2014 pela consultoria “Urban Systems” para a revista Exame, e em 2021, buscando se adequar à realidade da pandemia de covid-19, o estudo que dá origem ao ranking abarcou indicadores associados ao combate à pandemia.
Esse estudo avaliou as 326 cidades brasileiras, com mais de 100 mil habitantes, por meio de 60 indicadores, apontando quais municípios são os mais propensos aos negócios nos setores de comércio, serviços, indústria, agropecuária, mercado imobiliário e educação. A metodologia adotada para elaboração do ranking partiu de uma análise de indicadores de macrocenário, que é válida para todos os setores, para posteriormente se direcionar para os indicadores de cada setor específico.
Os indicadores do macrocenário são relacionados à empregabilidade, gestão fiscal, taxa de letalidade e cobertura vacinal da população contra covid-19. Em todo Espírito Santo somente dez cidades com mais de 100 mil habitantes se qualificaram para compor o ranking, sendo elas: Serra, Vila Velha, Cariacica, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Guarapari, Colatina e Aracruz, que atualmente está com 104.942 habitantes, segundo estimativa do IBGE em 2021.
Dentre essas dez cidades, oito figuraram entre as 100 melhores para se fazer negócios do Brasil, considerando todos os setores do estudo, sendo elas Vitória, Aracruz, Serra, Vila Velha, Linhares, Colatina, Cariacica e São Mateus. Entre os maiores destaques no contexto capixaba, Aracruz ocupa a 9ª posição no setor da indústria, além de se figurar em todos os setores do ranking. O Secretário de Desenvolvimento Econômico (Semde) da prefeitura de Aracruz, José Eduardo, destacou os fatores que levaram Aracruz a se figurar entre as 100 melhores cidades para se fazer negócios do Brasil.
“Primeiramente temos que destacar que essa consultoria é bastante reconhecida em todo Brasil como uma produtora de indicadores de qualidade sobre ambiente de negócios, com seus estudos pulicados pela revista Exame. Estamos entre as 100 melhores cidades para se fazer negócios, e dentro das 326 cidades avaliadas com mais de 100 mil habitantes, considerando que Aracruz está próxima a esse número, estamos no limite de população menor, isso mostra um aspecto importante de sua economia que vem crescendo, dentro de um ranking que é bastante conceituado”, diz.
Ainda de acordo José Eduardo, Aracruz e Vitória são as duas cidades que mais se destacaram no Estado do Espírito Santo, sendo que Aracruz figurou entre as 100 melhores cidades em todo os setores avaliados, como o comércio, serviços, indústria, educação, mercado imobiliário, agropecuária e a questão vacinal. “Nosso maior destaque foi a questão industrial, onde ficamos em 9º lugar entre 326 cidades, mostrando nossa força em meio esse período de dificuldade com a pandemia”, completa.
O prefeito Dr. Coutinho comemorou a posição de Aracruz no ranking e lembrou que seu governo também investe em agendas de trabalho, o que melhora o ambiente de negócios, que envolve a infraestrutura da cidade. “Esses indicadores também são um ótimo referencial para podermos nos avaliarmos e aprimorarmos a atuação tanto do município, quanto da prefeitura em relação a esses itens. O Governo Municipal tem uma agenda de trabalho para melhorar o ambiente de negócios, que envolve a infraestrutura da cidade, sua logística com obras como a do contorno norte, além de Projetos como o Simplifica Aracruz, que objetiva desburocratizar a administração pública, o Cidade Empreendedora, que é feito em parceria com o Sebrae, o Programa de Qualificação Profissional, em parceria com o Senai e Sesc, além de ações voltadas para que o cidade se torne mais competitiva, atraindo investimentos e se tornando alto sustentável”, enfatizou.
Casa do Futuro
Aracruz se destacou também com a inauguração da Casa do Futuro em dezembro de 2021, que integrou a Sala do Empreendedor, o NossoCrédito, o escritório do Sebrae e o serviço de orientação profissional, todos dentro de um mesmo espaço, requalificado com auditório para palestras e voltado para o apoio do empreendedorismo, que é parte dessa agenda de trabalho da prefeitura.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- 25ª edição dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz (Joema) é encerrada com sucesso
- Prefeitura de Aracruz institui o “Dia da Paz e da Gentileza" nas escolas da Rede Municipal de Ensino
- Aracruz sedia o 2º Seminário de Práticas ADE Piraquê-Açú 2024
- Empreendedoras se reúnem para compartilhar experiências em evento promovido pela prefeitura
- CSA: Prefeitura entrega a maior obra da saúde de Aracruz
- Aracruz se destaca como uma das 10 cidades que mais reflorestaram no Brasil
- Emef Novo Irajá promove grande apresentação cultural sobre a diversidade e consciência negra: Luta e Resistência de um povo
- Seminário de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) contribuiu para o aprimoramento das práticas pedagógicas
- Aracruz participa de World Café com equipes das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 004/202: Prefeitura de Aracruz divulga a 54º Chamada