Educação realiza Jornada Pedagógica para início do Ano Letivo 2022

Publicado em: 03 de fevereiro de 2022
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Educação realiza Jornada Pedagógica para início do Ano Letivo 2022

A Rede Municipal de Educação está se preparando para a retomada das aulas presenciais nas 54 unidades escolares. Com isso, a abertura do ano letivo teve início nesta quarta-feira (2) com a realização de Ciclo de Oficinas no formato on-line, que abordou temáticas sobre Currículo, Prática de Ensino e Gestão Pedagógica.

Professores, Diretores, Pedagogos e toda a Equipe Escolar são o público-alvo. A Jornada Pedagógica tem como objetivo acolher a equipe escolar e organizar um percurso formativo para o planejamento coletivo. Os trabalhos visam garantir que os trabalhos pedagógicos das escolas sejam organizados a partir de temáticas unificadas pela Rede para o melhor desenvolvimento do currículo, pois, se o planejamento escolar já é determinante em qualquer contexto, depois de um complexo biênio de pandemia (2020 - 2022), essa organização se torna mais relevante neste ano.

A jornada tem continuidade na próxima semana. Nesse período, cada equipe irá discutir ações para organizar os 200 dias letivos que tem pela frente, sendo essa a melhor representação para abrir caminho e traçar metas que indique “por onde devem-se iniciar os trabalhos". Para garantir a participação de todos os profissionais nas Oficinas Pedagógicas a programação foi organizada de modo a atender o horário de trabalho dos professores e demais profissionais na Rede de Ensino.

Seis oficinas pedagógicas formam a programação, ministradas por Alline Siqueira, Marta Rossoni, Eliel do Anjos, Mônica Andréa Porto Louvem, Rita Mitleg Kulning e Fabricio Antunes, mestres e doutores da área educacional. Os temas abordados foram: Acolhimento e Inclusão: Um olhar pedagógico; Organização do Trabalho Pedagógico, Intencionalidade Pedagógica na Ação Docente; Transição Escolar: Como auxiliar o estudante nas mudanças; Elementos Indispensáveis à rotina da escola e Tecnologia e Mediação Pedagógica.

Para a diretora do Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) “Honório Nunes de Jesus”, Neuza Morelato, os momentos foram muito proveitosos. “As oficinas nos concedeu um momento reflexivo com intencionalidade em rede, com abordagens de temas pertinentes para a construção do trabalho significativo no ato de ensinar e aprender, mesmo diante de tantos desafios encontrados no cotidiano escolar. A Semed e os palestrantes envolveram a equipe, unificando a rede e proporcionando um momento de coletividade com equidade, independentemente dos cargos que os participantes ocupam. Vocês brilharam!”, comentou.

Já o diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Ezequiel Fraga Rocha”, Ricardo de Oliveira Silva, a jornada está sendo muito importante. “Foi maravilhosa a abertura do ano letivo. O encontro de ideias foi o ápice do trabalho onde os debates garantem reflexões de todos os grupos”, disse.

“A Equipe Pedagógica e Técnica da Semed se dedicou na preparação da abertura do ano letivo e está atuando para assegurar os princípios de qualidade que nossa educação merece. Essa formação é uma das ações conjuntas dentro do planejamento com as escolas da Rede Municipal de Ensino, que visa ofertar aos alunos uma educação de qualidade e com segurança na retomada ao ambiente escolar. Assim, por meio dessa e todas as demais ações de formação e acompanhamento da aprendizagem que serão realizadas pela Semed, esperamos melhorar os resultados da aprendizagem de nossos estudantes. Estamos confiantes de que este momento será um grande marco para o desenvolvimento das ações do Ano Letivo que se inicia”, disse a secretária da pasta, Jenilza Spinassé.


Compartilhe em suas redes sociais: