Projeto das obras de macrodrenagem da Grande Bela Vista é apresentado à população

Publicado em: 09 de fevereiro de 2022
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Projeto das obras de macrodrenagem da Grande Bela Vista é apresentado à população

Mais dignidade e melhoria na qualidade de vida. Na noite desta terça-feira (8), na quadra do CAIC, a Prefeitura de Aracruz apresentou aos moradores da Grande Bela Vista - Segatto, Portelinha, Bela Vista e Fátima - o projeto das obras que era esperado há muito anos, e que vai mudar a realidade da população local, além dos serviços de urbanização e macrodrenagem do valão.

Estiveram presentes o prefeito Dr. Coutinho, o vice-prefeito Beto Vieira, o secretário de Obras e Infraestrutura (Semob), Rafael Borgo, e demais secretários, o gerente de Habitação e Defesa Civil da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Fernando Gregório, o gerente de Estudos e Projetos do Governo do Estado, Alexandre Menezes, vereadores e comunidades do entorno. 

A obra, que vai beneficiar cerca de 38 mil moradores, está orçada em R$ 50,2 milhões contará com pavimentação de vias, implantação de estacionamento, arborização - área reflorestada - e construção de um campo de futebol no bairro Segatto para melhor convivência e momentos de lazer, calçada multiuso, passeios para ciclistas em sua extensão, construção de zonas de amortização de cheias (parte inicial e final), além de rede de drenagem, esgotamento sanitário e iluminação pública. De acordo com a Semob, uma única desapropriação será necessária e o processo já está em andamento. O projeto da macrodrenagem e infraestrutura foi realizado pela empresa Serpenge Serviços de Engenharia Ltda. e apresentado pelo secretário de Obras e Infraestrutura, Rafael Borgo.    

O valão corta muitos bairros de Aracruz e toda população do município se sensibiliza com as famílias que sofrem com os problemas causados por ele, como a falta de saneamento básico, segurança e, principalmente, os alagamentos que ocorrem em épocas de chuva, levando água de esgoto para dentro das casas dos moradores que o cercam. 

Para Borgo, a obra da macrodrenagem será executada pensando no futuro. “Realizaremos uma grande obra no município de Aracruz e que vai impactar diretamente na melhoria da qualidade de vida dos moradores que residem no entorno do valão da Grande Bela Vista. Pensamos no projeto que dê mobilidade, dignidade e que melhore a saúde pública dos bairros. Executaremos uma obra que suporte grandes volumes de chuva e, ao final, devolveremos aos moradores que hoje sofrem com as cheias, dias melhores. Além disso, também iremos resolver todo o problema do esgotamento sanitário com as obras integradas pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), que possibilitará o saneamento completo do valão”, relatou. 

Para a presidente da Associação de Moradores do bairro Segatto, Márcia Carla S. Santos, o momento foi de muita felicidade. “Esse foi mais um passo dado para a concretização de um sonho de muitos moradores que sempre são impactados pelas chuvas e perdem móveis e eletrodomésticos. São muitos anos esperando por essa obra e por uma gestão que realmente tivesse um olhar mais humano.  Uma nova realidade está próxima não só dos moradores do Segatto, mas dos outros que vivem na extensão de todo o valão, passaram e passam por apuros, aflição e tristeza  com as inundações”, disse.

De acordo com o representante do Governo do Estado, Fernando Gregório, o momento foi de emoção e felicidade. “Como cidadão aracruzense é muito emocionante saber que o problema da população, que por muito tempo foi atingida pelas chuvas, está perto do fim. Aracruz entra para a história com uma obra como essa, grande e muito maior pelo significado. Juntos, o prefeito Dr. Coutinho e o governador Renato Casagrande irão proporcionar mais qualidade de vida para aqueles que vivem às margens, pois entendem que essa é uma demanda que atende os anseios do povo”, pontuou.

O vice-prefeito Beto Vieira disse que essa é uma obra muito esperada e importante para todo o município. “Esse é um sonho muito antigo da população que vive às margens do valão e que nós, da administração pública, com muito trabalho, empenho, força de vontade e dedicação, conseguiremos tornar realidade dentro do prazo. Entregaremos uma obra de qualidade. De mãos dadas com a população, muitas coisas boas irão acontecer”, comentou. 

“Esse momento parece um sonho. Lembro-me dos relatos emotivos de diversos moradores que perdem tudo nas inundações. Fiz um compromisso com cada cidadão dos bairros do entorno do valão e, com essa importante obra, a nossa cidade começa a mudar. É uma obra que vai desenvolver e valorizar todas as comunidades, garantir o bem-estar, além de oferecer um saneamento básico digno para todos, refletindo na melhora da saúde pública. A macrodrenagem é uma demanda que vem sendo aguardada há décadas, mas que nós, junto do governo do Estado, já estamos enfrentando. Estamos focados nos trâmites para dar mais celeridade e possamos ver, em breve, as máquinas nas ruas, para oferecermos a qualidade de vida que os moradores sempre mereceram”, disse o prefeito Dr. Coutinho, que também pontuou importantes obras que serão realizadas neste ano, como da Avenida Castelo Branco, infraestrutura do Pólo Industrial, Barragem de Santa Maria, entre outros. 

O que disseram os vereadores

Marcelo Nena - “Proporcionar melhorias e dar mais dignidade. É isso que a prefeitura vai fazer ao executar as obras de macrodrenagem do valão. Um ganho muito importante para todos nós, afinal, é um gargalo existente há anos, prometido por muitos e que estamos vendo agilidade e comprometimento para a execução nos dias de hoje”.

Adriana Guimarães - “Estou muito feliz e é com grande emoção poder vivenciar esse momento, que é único para Aracruz e para todos os moradores que vivem no entorno do valão. Lembro de quando eu era pequena e via meu pai socorrer os atingidos pelas inundações e levar para nossa casa. Muitos não acreditaram quando o prefeito Dr. Coutinho disse que faria essa obra, e hoje está se tornando uma realidade. Estamos dando mais um passo e a população está conhecendo o projeto que, em breve, vai sair do papel e devolver a cada família qualidade de vida”.

“A prefeitura teve a coragem de firmar esse compromisso com o cidadão aracruzense. Sabemos de toda a dificuldade vividas pelas famílias que residem nos bairros da Grande Bela Vista. Parabenizo o prefeito, o vice-prefeito, todos os envolvidos da administração pública, e o Governo do Estado pelo investimento e por olharem para esse problema. Os Poderes estão caminhando de mãos dadas em prol da nossa gente”, disse o presidente da Câmara Municipal, vereador Lula. 

Jean Pedrini - “Os vereadores da região não mediram esforços para que essa obra histórica se tornasse realidade, assim como todos os outros que compõem o Legislativo que atuam juntos por entender que a população merece o melhor, em prol da cidadania e dignidade restabelecida. Tenho certeza que muito mais está por vir”.

André Carlesso - “Esse é um momento ímpar. Uma obra grandiosa que vai sair do papel para beneficiar diversas famílias diretamente e, indiretamente, toda a população aracruzense. Agradeço a prefeitura por olhar para as comunidades atingidas com as inundações e por sair na frente em atender ao Marco Legal de Saneamento”.

Léo Pereira - “É um dia muito alegre principalmente para a população que pode ver o projeto que vai mudar a realidade do seu dia a dia. O problema do valão é histórico e por termos uma gestão comprometida com o povo, não tinha dúvidas de que esse investimento seria feito para melhorar a vida daquele que está na ponta”.

Etienne Musso - “Sabemos o quanto a população sofre. O resultado das obras a serem executadas irão devolver a cada munícipe a qualidade de vida. Quando unimos forças, dialogamos e agimos com sabedoria, tudo pode acontecer”.

Carlito Candin - “Essa obra é de suma importância, pois estaremos melhorando um problema de saúde pública. Com as chuvas em grandes proporções e com a cheia do valão, diversas famílias perdem seus pertences e, com a realização da macrodrenagem, o cidadão aracruzense que vive próximo, irá ver sua realidade mudar”. 

Também estiveram presentes os vereadores Alexandre Manhães, Carlinhos Mathias, Cecéu, Paim e Tião Cornélio.


O secretário de Obras e Infraestrutura, Rafael Borgo, apresentou o projeto.


Compartilhe em suas redes sociais: