Valão: município recebe licença ambiental do IEMA para as obras de macrodrenagem
O sonho dos moradores da Grande Bela Vista está mais próximo de ser realizado. É que o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídrico (IEMA) emitiu a licença ambiental nesta terça-feira (15) para as obras de macrodrenagem do valão e, com isso, a Prefeitura de Aracruz dá mais um passo para promover melhoria da qualidade de vida a diversas famílias que sofrem com as cheias em dias de chuva. Agora, o município já pode realizar a licitação para contratação das obras, que já tem data marcada para acontecer: 4 de março.
No dia 30 de dezembro, os técnicos da instituição estiveram no município para realizar uma visita técnica e vistoriar as condições do valão. Na ocasião, o secretário de Obras e Infraestrutura (Semob), Rafael Borgo, e a subsecretária de Meio Ambiente (Semam), Rhayrane Pedroni, acompanharam a vistoria em diversos pontos que tiveram início no bairro Segatto, passando por Fátima e terminando na Portelinha.
A obra, que vai beneficiar cerca de 38 mil moradores, está orçada em R$ 50,2 milhões e vai contar com pavimentação de vias, implantação de estacionamento, arborização, calçada multiuso, passeios para ciclistas em sua extensão, construção de duas zonas de amortização de cheias sendo uma composta por uma praça com campo de futebol, além de rede de drenagem, esgotamento sanitário e iluminação pública. De acordo com a Semob, uma única desapropriação será necessária e o processo já está em andamento. O projeto de macrodrenagem e infraestrutura a ser executado foi realizado pela empresa Serpenge Serviços de Engenharia Ltda.
Agora, com a licença ambiental, o município já pode realizar o certame que vai executar as obras e garantir mais segurança, qualidade de vida e mudar a realidade de diversas famílias que vivem nos bairros Segatto, Portelinha, Bela Vista e Fátima, que já sofreram muito com os alagamentos em dias de chuvas, com água de esgoto dentro das casa e perdendo seus pertences.
“Este é um processo de muitas fases, mas, com a licença ambiental emitida pelo IEMA, já podemos dar prosseguimento aos trâmites para a contratação da empresa. Há alguns dias apresentamos o projeto para as comunidades e, na ocasião, pudemos constatar a felicidade nos rostos das pessoas em saber que, após a conclusão das obras, os dias de chuva não serão mais os mesmos. O projeto, que é grandioso, dará a devida mobilidade, dignidade e vai melhorar a saúde pública”, disse o secretário de Obras e Infraestrutura, Rafael Borgo.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente (Semam), Aladim Cerqueira, o licenciamento ambiental é necessário para garantir a qualidade ambiental dos projetos. “O município de Aracruz vem realizando importantes obras que visam o saneamento básico e impactam positivamente o meio ambiente. O licenciamento ambiental da macrodrenagem da Grande Bela Vista, autoriza o início das obras e dá segurança ao município para fazer a licitação. Essa obra vai transformar o valão em um rio de águas claras, com vida, e vai sanar os problemas das cheias. A qualidade do meio ambiente e a saúde das pessoas vão melhorar muito”, pontuou.
O prefeito Dr. Coutinho comemorou a notícia. “É com muita alegria que recebo importante notícia. Desde que assumi a gestão, junto da minha equipe, estou atuando para que a realidade das pessoas que vivem há muito tempo com o caos das cheias do valão, tenham dias melhores. Essa é uma obra muito importante não só para os moradores do entorno, mas para toda Aracruz. Dessa forma, com o projeto fora do papel, poderemos oferecer bem-estar, saneamento básico, lazer e devolver a dignidade de poder residir numa área sem riscos. Como disse na apresentação do projeto, no CAIC, a macrodrenagem é uma demanda que vem sendo aguardada há décadas e que decidimos enfrentar, pois sabemos que se tratar da melhoria da saúde pública, mas por também entender que as famílias que ali residem merecem ter qualidade de vida no lugar onde vivem há anos. Agradeço ao governador Renato Casagrande por, junto da gestão, entender que essa grande obra vem atender os anseios da população”, comentou.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- 25ª edição dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz (Joema) é encerrada com sucesso
- Prefeitura de Aracruz institui o “Dia da Paz e da Gentileza" nas escolas da Rede Municipal de Ensino
- Aracruz sedia o 2º Seminário de Práticas ADE Piraquê-Açú 2024
- Empreendedoras se reúnem para compartilhar experiências em evento promovido pela prefeitura
- CSA: Prefeitura entrega a maior obra da saúde de Aracruz
- Aracruz se destaca como uma das 10 cidades que mais reflorestaram no Brasil
- Emef Novo Irajá promove grande apresentação cultural sobre a diversidade e consciência negra: Luta e Resistência de um povo
- Seminário de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) contribuiu para o aprimoramento das práticas pedagógicas
- Aracruz participa de World Café com equipes das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 004/202: Prefeitura de Aracruz divulga a 54º Chamada