Prefeitura e SAAE assinam ordem de serviço para obras de reforma da ETE de Santa Rosa
Na manhã desta quinta-feira (10), no Gabinete, o prefeito Dr. Coutinho e o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Amadeu Wetler, assinaram a ordem de serviço para as obras de reforma da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da comunidade de Santa Rosa.
Também estiveram presentes o vice-prefeito Beto Vieira, os secretários de Meio Ambiente (Semam), Aladim Cerqueira, de Obras e Infraestrutura (Semob), Rafael Borgo, e os vereadores Alexandre Manhães, André Carlesso, Carlinhos Mathias, Jean Pedrini e Tião Cornélio.
A obra vai oferecer mais qualidade e efetividade nos serviços de tratamento de esgoto da área da comunidade, haja vista que a Estação existente é da década de 70. Os serviços compreendem a reforma geral das unidades de tratamento, com substituição de materiais no filtro, reforma dos elementos de concreto armado, substituição de barrilete e bombas, instalação de elementos de segurança, como escada e guarda corpo, além de melhoria do aspecto visual. A execução será da empresa vencedora do processo licitatório, Concidel Construções Civis Depizzol Ltda, com investimento de R$ 217 mil e prazo de 150 dias.
Além das obras de expansão dos Sistemas de Esgotamento Sanitário rumo à universalização dos serviços de esgotamento sanitário, em obediência ao Marco Regulatório de Saneamento e à Lei Federal Nº 14.026/2020, o SAAE está atuando na reabilitação das unidades existentes, como a de Santa Rosa e Guaraná. Ainda estão previstas melhorias, entre construção, reforma e ampliação, em 22 estações elevatórias de esgoto que estão distribuídas pelo município.
“Estamos trabalhando para melhorar e ampliar o tratamento de esgoto do município de Aracruz e, com isso, atingir a universalização, conforme prevê a legislação vigente. A reforma da ETE de Santa Rosa é a sequência de obras de universalização do esgoto sanitário, já iniciada com a entrega da reforma da ETE Guaraná, no final de 2021, e a recente contratação do Sistema de Esgotamento Sanitário da Baixada Polivalente. Ao final, a operação da ETE terá melhor desempenho do ponto de vista ambiental e de saúde pública”, disse o diretor do SAAE, Amadeu Wetler.
Para o prefeito, esse é mais um dos diversos investimentos previstos que vão sanar os problemas relacionados ao esgotamento sanitário. “Prezar pela garantia da qualidade de vida e contribuir para a melhoria da saúde pública do município. É para isso que estamos trabalhando, principalmente para dar um salto no tratamento do esgoto e preparar Aracruz para o futuro. Com a conclusão das obras, teremos um sistema mais eficiente na ETE de Santa Rosa para atender os moradores da localidade”, comentou Dr. Coutinho.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais