Dr. Coutinho apresenta empresa que retomará obras do Residencial Barra do Riacho

Publicado em: 16 de março de 2022
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Dr. Coutinho apresenta empresa que retomará obras do Residencial Barra do Riacho

O prefeito Dr. Coutinho, na companhia do secretário de Habitação e Defesa Civil (Sehab), Alessandro Lube, participou na noite desta terça-feira (15), de uma reunião na Associação de Moradores de Barra do Riacho, para apresentar os sócios da empresa "Ilha Construtora e Incorporadora", Clésio Brandão, Lucas Brandão e José Agenor Costa, responsável por concluir as obras das casas do residencial - Programa Casa Verde e Amarela, antigo Minha Casa, Minha Vida. Também estiveram presentes o Deputado Estadual Gandini, os vereadores Lula, Jean Pedrini, Carlito Candin, Etienne Coutinho Musso e lideranças comunitárias. 

As obras se reiniciaram nesta terça-feira (15), com a limpeza do pátio do residencial, e têm previsão de serem concluídas no final de novembro deste ano. Durante esse período serão feitos serviços de reformas, reinstalação dos aquecedores solares, reforma de toda parte elétrica, troca de pisos, além de acabamentos em geral. Ao todo, o residencial atenderá 537 famílias, mais de 2.000 pessoas, que esperam pelas casas há mais de dez anos. 

O prefeito abriu as falas das autoridades apresentando os sócios, e afirmou que seu sonho é ver os moradores passando o Natal em suas casas com suas famílias. “Essas três pessoas que estão aqui do meu lado hoje são as responsáveis que irão concluir as obras do residencial. Esse momento para mim é de muita alegria, porque vocês não fizeram outra coisa a não ser esperar, esperar e esperar, por isso fomos atrás de todos os atores envolvidos para que possamos garantir essa entrega. As obras já se iniciaram e vamos dar prioridade aos moradores da Barra para que eles possam nelas trabalhar e no final de novembro vamos fazer uma grande festa de entrega, pois tenho um carinho muito grande com esse povo pois essa aqui é minha terra natal”, falou. 

Em seguida, o deputado estadual Gandini falou de sua ansiedade em ver as famílias com as chaves da casa em mãos. “Assim como vocês, eu quero ver a chave das casas em suas mãos. Estamos com muita esperança porque a prefeitura contratou uma empresa muito boa e que é especialista em concluir obras paralisadas. Só foi possível que a Caixa Econômica Federal avançasse em todos os processos porque a prefeitura e os vereadores ficaram em cima. A lista das famílias que ocuparam as casas já saiu, porém hoje ainda não é dia de comemorar, mas temos que acreditar pois esse é o sonho da maioria dos brasileiros. Sei que esperar 10 anos não é fácil, por isso o prefeito tem o compromisso com essa entrega, e quero pedir aos responsáveis celeridade e transparência nessas obras para não criar falsas expectativas, pois estamos falando de 537 famílias e eu vou acompanhar essa obra”, pontuou.

O Secretário Alessandro Lube (Sehab) lembrou aos moradores o histórico do processo até a contratação da última empresa. “Quando aceitei o convite do Dr. Coutinho para ser secretário de Habitação, minha prioridade foi trabalhar para entregar essas casas aos moradores de Barra do Riacho. Fizemos contato com a Caixa Econômica Federal, tivemos a participação dos vereadores e demais secretários para saber como estava essa questão, nos colocando à disposição para o que fosse necessário para que a coisa acontecesse. Diante disso, criamos um grupo de representantes do residencial para passar todas as informações que a Caixa nos disponibilizava, além do passo a passo do que estava acontecendo. Esse processo andou no Governo do Estado, na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados Federais, sendo que todos foram engajados, por isso todo esse empenho e dedicação das pessoas envolvidas contribuiu muito para que as coisas acontecessem e os recursos chegassem. Agora vamos dar continuidade para fazer a entrega até o final do ano”, ressaltou.

Representando o legislativo, o líder do governo na Câmara, o vereador Jean Pedrini, lembrou das reuniões com o executivo sobre as questões que envolviam a finalização das obras. “Tenho dito em nossas reuniões que essa é uma administração de muita coragem, pois ela pega os desafios que outras gestões não pegavam. Nosso prefeito pediu a seus secretários que se ‘virassem nos 30’ para resolver os muitos problemas, e nós vereadores estamos ajudando o governo a cumprir essa missão, pois foi pra isso que fomos eleitos. Sabemos que o tempo é angustiante, mas pra quem já está esperando há 10 anos, um dia a mais é muita coisa. Por isso temos que nos empenhar e tratar todos vocês com respeito e dignidade”, finalizou. 

Após as falas das autoridades, o prefeito Dr. Coutinho abriu um espaço para ouvir dos moradores suas dúvidas sobre as obras. 

O programa Casa Verde e Amarela deseja promover o desenvolvimento institucional de forma eficiente no setor de regularização fundiária e estimular a modernização do setor da construção e a inovação tecnológica, ofertando o direito à moradia a famílias residentes em áreas urbanas, com renda mensal de até R$ 2.000,00 (dois mil reais), associado ao desenvolvimento econômico, à geração de trabalho e renda e à elevação dos padrões de habitabilidade e de qualidade de vida da população urbana.

Compartilhe em suas redes sociais: