Campanha de vacinação da Influenza, Sarampo e a 4ª dose da vacina contra a Covid-19, a partir de segunda (28)
A Prefeitura de Aracruz , por meio da Secretaria de Saúde (Semsa), continua realizando ações com o objetivo de promover a vacinação da população aracruzense. A partir da próxima segunda-feira (28), em todas as Unidades de Saúde, serão disponibilizadas três vacinas em uma única Campanha, a da Influenza (H3N2), Sarampo, visando a Campanha Nacional, e a 4ª dose da vacina contra a Covid-19.
Neste primeiro momento, a vacinação da Influenza vai contemplar os idosos de 60 anos acima e profissionais da saúde. O objetivo é reduzir a circulação do vírus e, consequentemente, o número de pessoas hospitalizadas devido a infecções respiratórias/gripe. Com a aplicação da dose do imunizante, a Semsa consegue diminuir a carga do vírus, reduzindo os sintomas, que também podem ser confundidos com os da Covid-19.
A vacina contra o Sarampo, neste primeiro momento, será destinada aos profissionais de saúde por estarem mais expostos e contraírem facilmente a doença. Além disso, o risco de disseminar para um maior número de pessoas pode ocorrer. A transmissão da doença respiratória ocorre quando a pessoa doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Os primeiros sinais da doença são: febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso. Em torno de três a cinco dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. A única maneira de evitar o sarampo é tomando a dose do imunizante.
Já a 4ª dose da vacina contra a Covid-19 será aplicada nas pessoas com 60 anos ou mais, com as vacinas Pfizer, Janssen ou Astrazeneca, de acordo com a disponibilidade no momento. Os idosos aptos a receber a dose são aqueles que estão com um intervalo de 90 dias a partir da dose de reforço.
“Iniciaremos uma campanha para que consigamos atingir a cobertura vacinal do público-alvo. Aplicaremos as vacinas contra o coronavírus de tecnologia de RNA mensageiro (mRNA) ou vacina de vetor viral. O avanço da vacinação tem trazido ganhos para a saúde pública, com reduções expressivas de internações, casos graves e óbitos. Todas as vacinas são seguras e confiáveis. Vacinem-se, aracruzenses!”, disse a secretária da pasta, Rosiane Scarpatt.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Momento cinema: Idosos do Centro de Convivência tem uma tarde especial
- Evento "Café com Lis" foi marcado por representatividade
- Aracruz está entre 50 cidades do país a participar do Programa Cidades Modelos Verdes Resilientes
- Projeto Rumo ao Sucesso: Estudantes da rede municipal de ensino são aprovados em cursos técnicos do Ifes
- Barragem do Piraquê-Açu: segurança hídrica, desenvolvimento agrícola e sustentabilidade para Aracruz
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento
- Abril Laranja: 1ª Cãomiada será no dia 13 de abril
- Gripe: Saúde antecipa Campanha de Vacinação para terça-feira (1)
- Conecta Saúde: Prefeitura lança plataforma que inova e facilita marcação de Consultas
- 177 anos: Aracruz Botecos será realizado do dia 2 a 5 de abril