Produtores rurais de Aracruz recebem Selo de Inspeção Municipal

Publicado em: 13 de janeiro de 2011
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Produtores rurais de Aracruz recebem Selo de Inspeção Municipal

Produtos como queijo, lingüiça, biscoitos e derivados do mel fabricados em propriedades rurais de Aracruz acabam de ganhar mais credibilidade no mercado. A Secretaria Municipal de Agricultura concedeu nesta quarta-feira (12) o Selo de Inspeção Municipal – SIM a 13 produtores do município, que agora têm a qualidade de seu produto atestada e podem fornecer para novos compradores com valores mais atrativos. O SIM é concedido após um longo processo de inspeção para verificar se o alimento é produzido nas devidas condições de higiene e se o produtor está em dia com toda a documentação necessária.

Cada produtor será identificado com um número, que deverá ser impresso nos rótulos dos produtos. De acordo com o gerente da Semag, Ângelo Vieira, a Prefeitura optou por não distribuir uma quantidade de selos já impressos para garantir que eles sejam usados apenas por produtores que realmente passaram pela inspeção. O SIM atesta a qualidade de produtos alimentícios de origem animal, vegetal e derivados que sejam comercializados dentro do município de Aracruz.

A entrega do certificado de inspeção foi feita pelo prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri. “Em Aracruz, aproximadamente 80% das 1,6 mil propriedades rurais são pequenas propriedades, que se enquadram na categoria de agricultura familiar e a Prefeitura sabe que esses produtores, na maioria das vezes, não têm condições de investir em equipamentos mais avançados, insumos mais caros. Por isso, a Secretaria de Agricultura se empenha em preencher todas as lacunas que forem possíveis com a disponibilização de máquinas, cessão de técnicos, distribuição de insumos. Com o SIM, nós esperamos fechar esse ciclo de incentivo, pois estamos ajudando o agricultor não só a produzir, mas também a vender o seu produto, com qualidade, com credibilidade e total segurança para o consumidor”, ressaltou.

Com o SIM, além de terem seus produtos aceitos em supermercados e restaurantes, os produtores também ficam aptos para fornecer para a merenda escolar da rede municipal. A grande vantagem dessa negociação, explica o secretário de Agricultura, Edmilson Martins, é que produto tem saída certa, com preço bem superior ao oferecido pelo mercado. Esse é o caso da Associação de Apicultores de Agricultores de Aracruz e também de produtores de maracujá, que ainda este ano terão seus produtos oferecidos aos alunos das escolas de Aracruz.

Nós estávamos a ponto de sair da roça. Meu marido produzia banana e café, mas não estava dando pra gente se sustentar. Eu já fazia o capeleti e outros produtos, mas só para alguns conhecidos e com os pedidos aumentando veio a necessidade de ter o Selo de Inspeção Municipal. A grande diferença é que hoje o meu produto tem mais credibilidade. Antes eu entregava em dois restaurantes, agora já vendo para quatro e tenho intenção de investir em equipamentos para conseguir obter o selo para outros produtos também, além do capeleti. Com o selo, eu não só consegui manter o meu produto no mercado, como consegui me manter no campo”, conta a produtora da comunidade de Pelado, Vanderléia Guasti do Nascimento Mantovani.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Tâmara Freire – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / tcardoso@pma.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: