Papagaio chauá é o mascote do Parque Municipal do Aricanga
O papagaio chauá foi escolhido para ser o mascote do Parque Natural Municipal do Aricanga “Waldemar Devens”. Através de um concurso de desenho, a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) selecionou a arte da aracruzense Amanda Loureiro Rosalino, de 20 anos, como símbolo de uma das áreas naturais mais importantes do município.
A jovem conta que ficou sabendo do concurso quando realizou a subida no Morro do Aricanga, realizada no último dia 05 de junho, e logo buscou referências de qual animal escolheria. “Escolhi o papagaio porque é uma espécie existente no parque e me inspirei na subida para fazer o detalhe do peito. Além disso, também desenhei o símbolo do Aricanga para ilustrar o desenho”, comentou Amanda.
O secretário da Semam, Aladim Cerqueira, pontuou sobre a participação dos jovens no concurso. “Foram cerca de 100 desenhos enviados e buscamos escolher aquele que mais trouxe referências do nosso parque. Ações como essa contribuem para conscientizar a população quanto ao cuidado com o meio ambiente e, principalmente, com o maior engajamento dos mais jovens”, disse.
Beto Vieira destacou a importância de compartilhar o conhecimento. “Para muitos, um desenho não tem significado, mas, só dessas pessoas pararem sua rotina para se empenharem na produção da arte, desperta o interesse de buscar conhecimento. Agradecemos a participação de todos no concurso. Ter a consciência de que é fundamental cuidar do meio ambiente é fundamental, principalmente quando compartilhamos”, finalizou.
Amanda Loureiro, que venceu o concurso, foi premiada com uma bicicleta. Também estiveram presentes na premiação o vereador Cecéu, a gerente de Educação Ambiental da Semam, Eva Cordeiro, e o pai da jovem, Eudes Gomes Rosalino.

Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Festa de "São João na Praça" começa nesta terça-feira (23)
- 2ª Edição do Conexão Agro acontece no distrito de Jacupemba
- Projeto Águas da Vida vai recuperar 200 nascentes em Aracruz até 2028
- 3ª CONVOCAÇÃO SEMSA - EDITAL 002-2026
- Mutirão de neuropediatria amplia atendimento e reforça compromisso de Aracruz com a saúde das crianças
- Saúde inicia nova etapa de cirurgias oftalmológicas com previsão de 50 procedimentos mensais
- Prefeitura de Aracruz reforça ações do Selo Social no âmbito público
- Educação divulga edital da Prova Nacional Docente (PND)
- Praias, rios e montanhas: Aracruz é o único município do Espírito Santo contemplado com as ações do Projeto Douradinho em 2026
- Cmei Narizinho inova com o projeto “Copa do Mundo - Conhecendo Culturas e Fortalecendo a Integração entre Escola e Família"