Escola Ermentina Leal participou do XII Encontros de Bandas e Fanfarras
Aconteceu no último final de semana (17 de agosto), no Centro de Eventos o XII EBANFAVEN (Encontros de Bandas e Fanfarras) evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Venda Nova do Imigrante. Mais uma vez a Banda Marcial da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) “Ermentina Leal” da Vila do Riacho representou com brilhantismo o município de Aracruz. Esta representatividade só foi possível graças a parceria com a Secretaria de Educação de Aracruz que possibilitou a participação dos alunos da Banda Marcial no XII EBANFAVEN.
A Banda Marcial da Escola Ermentina Leal mantém, a tradição dos desfiles e apresentações públicas, nas quais, cerca de cinqüenta alunos, com grande precisão, simétricas e criativas evoluções fazem o encanto e a alegria do público sob a regência do Maestro Fagner Queiroz Santos (Tuti). Dentre as inúmeras apresentações, destacam-se as realizadas nos eventos da Prefeitura de Aracruz. A Banda já tocou em importantes eventos municipais e escolares, tais como: Inauguração da Universidade Aberta do Brasil (UAB) – Centro de Formação Continuada de Professores “José Modenese”, Solenidade de entrega do terreno ao Governo Federal, para funcionamento do Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo – CEFETES, Inauguração da Drenagem Pluvial, Pavimentação Asfáltica e Iluminação de ruas em Vila do Riacho, Inauguração do CMEI Donatila Coutinho e da Quadra Poliesportiva de Barra do Sahy.
A tradicional Banda Marcial vem divulgando, através dos anos, a cultura de Aracruz, por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Lazer. Por sua técnica e pelas evoluções de seus componentes, entusiasma as platéias por onde se apresenta, sendo cada vez mais solicitada para exibições em eventos municipais. Recentemente, a Banda Marcial, apresentou-se no Festival de Banda de Piúma. Hoje (21), estará presente no evento da APAE Aracruz e no início de setembro estará no Desfile do Centro Educacional Colibri em Coqueiral de Aracruz e no tradicional 7 de setembro da Vila do Riacho.
Na vibração dos toques, no garbo e no esplendor das evoluções, a Banda Marcial da EEEFM “Ermentina Leal”, colheu aplausos do público presente no XII EBANFAVEN. A Banda tem como repertório músicas de Bruno e Marrone, Banda Calypso, Paulinho da Viola, Skank, Frank Sinatra dentre outros grandes nomes da musical nacional e internacional.
A cada apresentação a Banda Marcial prende a atenção do público envolvendo-o em uma encantada sinfonia de sons e cores. Para a Diretora da EEEFM “Ermentina Leal”, Magda Maria Barcellos da Costa, “os anos vão somando-se, mas se repete em cada um à ansiosa espera de sua passagem, num aglomerado de corações que se emocionam aplaudindo. Hoje, poderíamos contar sua trajetória de inesquecíveis momentos ‘mágicos’ em cada apresentação, daqueles que dentro e fora de suas fileiras escreveram a história desta Banda, mas o momento é de exaltar a escola que foi seu berço, do ensino cuja bandeira sempre carregamos com orgulho. É hora de dizer a todo o corpo docente e discente da EEEFM “Ermentina Leal”, que nos destes o saber e nos fizestes cidadão desta terra”.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura inaugura obras de infraestrutura na Vila do Riacho
- "Elas em Movimento" reúne centenas de mulheres em um domingo de força, união e conscientização
- Ambulantes - Informativo 001 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- Turismo e Cultura torna público o edital Nº 025/2025 - Prêmio Raízes Negras de Aracruz – Vozes, Ancestralidade e Orgulho
- Jogos Tradicionais Indígenas encerram com sucesso a 4ª edição do Projeto Kûatiarupema (Peneira Literária)
- Publicado Edital para Reforma da Estação de Tratamento de Esgoto em Guaraná
- 3ª Jornada Antirracista reúne educadoras capixabas, apresentações culturais e painéis com as 20 instituições de ensino selecionadas no 1º Edital 'Escola Sem Racismo'
- Dezembro Vermelho: mês de conscientização e prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis
- Protagonismo e saberes no território capixaba: Aracruz é destaque no Seminário Estadual do Programa Saúde na Escola (PSE) 2025
- Aracruz é destaque no livro “Cultura Viva – história e saberes na escola”, da editora Aprende Brasil