Prefeitura de Aracruz e Incaper premiam cafeicultores no quesito produtividade e qualidade

Publicado em: 25 de março de 2011
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Prefeitura de Aracruz e Incaper premiam cafeicultores no quesito produtividade e qualidade

Aconteceu hoje (25/03) a entrega de prêmios aos vencedores do “III Concurso de Produtividade e Qualidade do Café Conilon de Aracruz”. Estiveram presentes no evento 25 produtores, representando as comunidades de Córrego Francês, Córrego São José, Rio do Norte, Assombro, Três Irmãos, Grapuama, Cachoerinha de Santa Rosa, Araraquara, Gimuhuna e Ribeirão do Sapê.

O evento contou ainda com a presença de secretários municipais, representantes do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Aracruz, Sindicato Patronal Rural de Aracruz, Associação dos Pequenos Produtores de Aracruz (Aspra), Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Aracruz (Cafeicruz). Além do presidente da Federação Capixaba das Associações de Apicultores, Lomir José da Silva, do diretor e vice-presidente do Instituto de Pesquisa, Extensão Rural e Organismos Aquáticos (Peroá), Márcio Henrique Américo e do prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri.

Segundo o prefeito, Jones Cavaglieri, o Concurso de Produtividade e Qualidade do Café Conilon de Aracruz tem o objetivo de facilitar a vida do produtor rural. “Desde 1998 a Prefeitura vem realizando o Concurso de Produtividade e Qualidade do Café Conilon, que hoje mais do que nunca provou que atingiu plenamente os objetivos ao qual foi proposto: manter e aumentar a produtividade média do município, incentivar os produtores a adotarem tecnologias que garantam um incremento na rentabilidade das lavouras e estimulá-los a produzirem um café de qualidade, visando a melhoria de vida do homem do campo. Além disso, o concurso de Aracruz foi o pioneiro no Estado e hoje já serve de modelo para vários municípios do Espírito Santo”.

Os vencedores do “III Concurso de Produtividade e Qualidade do Café Conilon de Aracruz” receberam como prêmio no quesito produtividade: de 04 a 10 sacos de adubo FH 550; de 03 a 05 toneladas de fertilizante orgânico; de 01 a 02 kg de defensivo Randap; 01 pacote/5kg a 2 pacotes/5kg de fertilizante Original Café; 02 a 04 litros de fertilizante Ourofós e 02 a 04 sacos de fertilizante FTE Top Blue. Já os ganhadores do concurso no quesito qualidade receberam como prêmio: 1º e 2º colocado, uma motoserra de poda de café e o 3º colocado, um pulverizador costal. Todos os ganhadores foram presenteados com um troféu da Secretaria de Agricultura de Aracruz e do Incaper.

Os demais participantes do “III Concurso de Produtividade e Qualidade do Café Conilon de Aracruz” ganharam prêmios de reconhecimento dos organizadores do evento. Os cafeicultores foram convidados ao final do encontro a participar em 31 de julho, do Dia de Campo do Café, onde será feita a premiação da 2ª etapa do “III Concurso de Produtividade e Qualidade do Café Conilon de Aracruz”.

Vencedores da 1ª Colheita no quesito produtividade:

  • 1º lugar: Eliano Baioco Lozer, do Sítio Três Irmãos, da localidade de Três Irmãos em Guaraná;

  • 2º lugar: Giovani Malovini, da localidade de Três Irmãos em Guaraná;

  • 3º lugar: Robson Malovini, da localidade de Três Irmãos em Guaraná.

Vencedores da 1º Colheita no quesito qualidade:

  • 1º lugar: Eurico Piol, do Sítio Santa Maria, da localidade de Córrego Francês em Jacupemba;

  • 2º lugar: Vinícius Borlini Berge, do Sítio Alegria, da localidade de Córrego Francês em Jacupemba;

  • 3º lugar: Gustavo Antônio Malovini, Fazenda Primeira, da localidade de Três Irmãos em Guaraná.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: