Municípios do Norte do Estado participam de capacitação sobre carro fumacê em Aracruz

Publicado em: 28 de março de 2011
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Municípios do Norte do Estado participam de capacitação sobre carro fumacê em Aracruz

Teve início hoje (28) e vai até amanhã a “Capacitação para técnicos municipais em Ultra Baixo Volume – UBV pesado e costal motorizado”, com a participação dos municípios de Aracruz, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Rio Bananal e Sooretama. O UBV, conhecido popularmente como “fumacê” é utilizado somente para reduzir a transmissão de dengue, porque ele só elimina os mosquitos que estão voando e não os focos que se encontram nos recipientes. O encontro, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, acontece no auditório da Escola Placidino Passos das 8 às 17 horas.

O encontro visa transmitir aos profissionais destes municípios noções básicas e dosagens sobre os inseticidas utilizados nestas ações e na operacionalização do trabalho de campo. De acordo com o gerente da Vigilância em Saúde, da Prefeitura de Aracruz, Vicente Penteado Vizioli, “a capacitação visa qualificar os profissionais dos municípios para a operacionalização do UBV, além de tirar dúvidas sobre o assunto, já que a utilização do equipamento é uma operação que se não for bem conduzida não alcança os resultados esperados”.

Referência técnica do Programa de Controle da Dengue, da Superintendência Regional de Saúde de Colatina, Altemar Rodrigues Marques destaca que a Central de UBV verificou a necessidade de acertar as questões técnicas do trabalho com os municípios, assim como o manuseio e cuidado com a operação do Ultra Baixo Volume. “O UBV é uma ferramenta de controle da dengue que é usado em último caso na ação de combate à dengue. Ele não baixa o índice de infestação, mas é um equipamento necessário para a quebra do bloqueio de transmissão que sempre está associado a outras ações de combate ao mosquito”.

Hoje, os temas trabalhados são “Noções sobre inseticidas utilizados nas aplicações espaciais (UBV). Modo de ação e Cálculos para definição de dosagens (equipamento pesado e portátil), ministrados pelo coordenador da Central Operadora de UBV, Antônio Lauro Faria e o supervisor de UBV, Gerson Nascimento.

Amanhã (29), o encontro será realizado em uma aula de campo no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). O tema será montagem e manutenção dos equipamentos – UBV portátil; Noções sobre o funcionamento dos equipamentos de UBV pesado e portátil e Técnica de operações, com aplicação em quarteirões, com os mecânicos e operadores de UBV, Miller Roos e Gelson Pereira Dias.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, vravani@aracruz.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: