Prefeitura e Ufes promovem II Seminário de Licenciatura Intercultural Indígena em Aracruz

A Secretaria de Educação de Aracruz (Semed), por meio do Setor de Diversidade/Educação Escolar Indígena promove entre os dias 06 e 07 de maio, a partir das 8h30, o “II Seminário de Licenciatura Intercultural Indígena Tupinikim e Guarani”, na Aldeia de Caieiras Velhas. O encontro acontece na Associação Indígena Tupinikim e Guarani da localidade e tem a parceria da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O objetivo do encontro é discutir a proposta curricular de Licenciatura Indígena Tupinikim e Guarani.
Durante a realização do evento estarão presentes autoridades educacionais entre elas representantes da Ufes, Funai, Professores Indígenas de Aracruz, os Caciques das aldeias Tupinikim e Guarani e o Secretário de Estado da Educação, kliger Marcos Barbosa Alves, dentre outros. No seminário estão previstas as seguintes atividades: apresentação do desenho preliminar da proposta curricular, com debate feito pelos grupos de trabalho das aldeias; resultados alcançados; plenária e encaminhamentos.
Para a secretária de Educação, Ilza Rodrigues, a proposta curricular de licenciatura indígena constrói-se num movimento permanente de autossustentabilidade, levando em consideração territórios, saberes, identidades e culturas dos povos Tupinikim e Guarani. “A escola, hoje, tem como principal objetivo ajudar os povos indígenas no resgate, reforço, preservação, ensino e divulgação de suas culturas, por isso, é importante a realização de trabalhos colaborativos seguindo os processos educativos de cada povo”.
Programação deste sábado, 07 de maio:
8h30 – Chegada dos participantes e café da manhã;
9h – Composição de Mesa:
-
Fundação Nacional do Índio (FUNAI);
-
Vice-reitor da Universidade Federal do ES;
-
Secretário do Estado da Educação;
-
Secretária Municipal de Educação;
-
Caciques Tupinikim e Guarani.
Coordenador da mesa: Prof. Dr. Santinho Ferreira de Souza (Coordenador do Projeto de Licenciatura Indígena na UFES).
10h – Discussão sobre os Resultados dos Grupos de Trabalho por aldeia;
12h – Almoço;
13h – Plenária e Encaminhamentos;
15h30 – Encerramento e lanche.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Aracruz, a porta de entrada de importação e geração de empregos
- Secretaria de Desenvolvimento Urbano promove conferência de política nacional sobre desenvolvimento urbano
- “Comunidade de Leitores”: Cmei Sete Anões inicia ações do projeto incentivando a escuta, escrita e leitura de diversos gêneros textuais
- Educação Especial Inclusiva realiza visita técnica pedagógica em escolas da Serra
- Secretaria de Desenvolvimento Social abre inscrições para oficina de culinária
- Casa do Futuro promove Mês do MEI com objetivo de impulsionar o empreendedorismo local
- Prefeitura realiza Audiência Pública para discutir a LDO 2026
- Maio Amarelo: prevenção, consciência e ação para um trânsito mais seguro
- 3ª Reunião Geral PSE debate a cultura de paz e o combate à violência nas escolas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol 2025 – Categoria Super Master 50