Alunos de escola municipal participaram da 14ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia

A EMEF “Luíza Silvina Jardim Rebuzzi” realizou no dia 13 de maio, em suas dependências, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Participaram da prova, com duração de três horas, os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental (EF), distribuídos em três níveis: 1 (1ª ao 3ª ano do EF), nível 2 (4º ao 5º ano do EF) e 3 (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental). A OBA é uma prova organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com Eletrobras Furnas.
Todos os estudantes recebem certificado de participação, bem como, os professores e diretores envolvidos no processo. Os que se destacam recebem medalhas de ouro, prata e bronze. No ano passado, participaram 850 alunos do Ensino Fundamental, da escola “Luíza Silvina Jardim Rebuzzi” que teve como destaque Nacional a aluna, Lara Silva Nascimento, 09 anos, estudante do 4ª ano do Ensino Fundamental, que receberá na próxima sexta-feira (27), às 7h, o certificado de participação e medalha de prata, durante o “momento social” da escola, que vai contar com a presença dos alunos que tiveram as melhores notas na OBA 2010 (receberão certificado de participação), dos professores, coordenador pedagógico e familiares dos alunos.
Para a diretora, Débora Amorim Gomes Barbosa, a OBA é uma avaliação externa que mede o conhecimento dos alunos nas ciências. “Com a OBA temos a constatação de que realizamos um bom trabalho e que os conhecimentos passados pelos professores, em sala de aula, estão sendo aprendidos pelos nossos alunos”, disse. Ainda segundo a diretora da escola, nada disso seria possível se não fosse o empenho e dedicação de todos, em especial da coordenadora da Olimpíada na escola, Margareth Aiolfi, professora das Séries Iniciais (1º ao 5º ano do Ensino Fundamental).
De acordo com a secretaria de Educação, Ilza Rodrigues, as escolas municipais sempre incentivam a participação de seus alunos em ações que possibilitam testar conhecimentos e, ao mesmo tempo, estimular os estudos. “A olimpíada tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências, além de promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa”.
Conheça a OBA
A OBA é um evento aberto às escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental até os do último ano do Ensino Médio. A OBA ocorre totalmente dentro da própria escola, em uma única fase e é realizada dentro de um só ano letivo. A participação é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto Jovens Artistas promove a inclusão e a diversidade em escolas da Rede Municipal de Ensino
- Plataforma Discola: estudantes da Rede Municipal de Ensino participam de atividades dinâmicas e interativas de fomento à prática do estudo
- Convocação Nº 054, Edital 001/2023 - SEMSA
- Convocação Nº 005, Edital 001/2025 - SEMSA
- Procon celebra 35 anos de atuação na defesa do consumidor
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a agosto
- Aracruz lidera geração de empregos no ES com 4.259 vagas abertas
- Processo Seletivo 002/2024: Semed divulga 15ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Desenvolvimento Social publica a 40ª chamada do Edital nº 001/2023
- Biblioteca Alberto Mussa: Emefti Eurípedes Nunes Loureiro é primeira da Rede Municipal de Ensino a ser contemplada com o Projeto Ler o Mundo