Apicultores de Aracruz recebem visita de representantes do Ministério da Integração Nacional

Publicado em: 27 de maio de 2011
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Apicultores de Aracruz recebem visita de representantes do Ministério da Integração Nacional

 Nesta sexta-feira (27), Aracruz sediou na Aldeia de Pau Brasil, o último dia da “Semana do Mel”, organizada pelo Sebrae, em comemoração ao Dia do Apicultor, lembrado em 22 de maio. O encontro teve início com um café da manhã e a apresentação do “Coral Curumins da EMPI “Pau Brasil”. Logo em seguida, foi feita uma reunião para avaliar o programa da Rede Capixaba de Apicultura (Apes), que o município está inserido e analisar onde é preciso avançar. Além disso, os apicultores destacaram suas histórias e o que mudou com a introdução do mel como atividade de geração de renda em suas vidas. Aracruz foi um dos primeiros lugares onde a apicultura começou a ser trabalhada no Estado.

Estiveram presentes no evento, o vice-prefeito, Jones Cavaglieri, representantes do Ministério da Integração Nacional, da Associação de Apicultores de Aracruz (Apiara), do Sebrae/ES, da Secretaria Municipal de Agricultura e da Federação Capixaba das Associações de Apicultores (Fecapis). A atividade apícola no município foi iniciada em 2005, no entanto, foi em 2007 que a Prefeitura de Aracruz começou a incentivar essa atividade em que os apicultores têm se dedicado. “Hoje, os apicultores estão colhendo os frutos de toda a dedicação e, grande prova disso, é a exportação que tem sido um sucesso. O mel de Aracruz é um dos melhores do Brasil e já alcançou os mercados europeu e americano. Para potencializar a produção, em breve vamos dar início a construção da Casa do Mel, em parceria com o Governo Federal e, agora no mês de junho, o mel começa a fazer parte do cardápio da merenda escolar”, frisou o vice.

A responsável técnica da Mesorregião dos Vales dos Jequitinhonha e Mucuri, Danielle Simões Guimarães disse que é gratificante ver como o cooperativismo em Aracruz tem dado certo e como a liderança de um técnico é importante para fazer como que a associação caminhe sozinha. “O Ministério da Integração Nacional visa a sustentabilidade que só é alcançada com união e, muitos projetos não vão para frente, quando sua base não é bem trabalhada”. Além da responsável técnica, estava presente o gerente da Mesorregião Itabapoana, Breno E. Figueiredo.

Deusdéia de Souza Pego Silva, índia da aldeia de Pau Brasil, relatou que é bom as pessoas saberem aonde os apicultores já chegaram e o que precisa avançar. “Muitos indígenas desacreditaram no potencial do mel, mas eu acreditei que ele ia gerar renda para minha família e ser o nosso futuro. Hoje na minha casa, o mel não é mais usado só como remédio, ele faz parte da nossa alimentação, por ser um produto muito saudável. Esse resultado é fruto da união e projetos desenvolvidos com a gente”, falou a apicultora.

De acordo com o diretor superintendente do Sebrae, José Eugênio Vieira é importante conhecer de perto a evolução do mel na região. “Vim para sentir de perto como está a realidade do mel em Aracruz, que melhorou muito, graças à cultura do cooperativismo que tem funcionado. É preciso integração para avançar”, disse o diretor ressaltando o potencial da venda do produto: “o mel tem mercado 100% garantido seja vendido in natura ou transformado”. Junto ao diretor estava a gestora Estadual do Programa de Apicultura, Karina Moreira Nolasco de Carvalho e a gerente da Unidade de Agronegócio, Letícia Toniato Simões.

O presidente da Fecapis, Lomir José da Silva informou que a Apiara ganhou o prêmio como associação mais comprometida com o Programa de Apicultura do Espírito Santo, desenvolvido pelo Sebrae. “Mais uma vez Aracruz é referência para a apicultura porque as pessoas veem o potencial do município, resultado da organização e comprometimento dos apicultores que têm mostrado para o governo que a atividade é levada a sério, como fonte de renda”. O presidente da Associação de Apicultores de Aracruz, Cleber Lecco Bertazo e o agente de Desenvolvimento Rural II, do Incaper de Guaçuí, Maxwel Assis de Souza também estiveram presentes.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, vravani@aracruz.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: