Construção de 19 barragens vai beneficiar 48 famílias de Jacupemba, Guaraná e Riacho em Aracruz

Publicado em: 06 de junho de 2011
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Construção de 19 barragens vai beneficiar 48 famílias de Jacupemba, Guaraná e Riacho em Aracruz

Hoje (06/06) foi dada a ordem de serviço para construção de 19 barragens nos distritos de Jacupemba, Guaraná e Riacho, em Aracruz. As barragens, que vão beneficiar 48 famílias, visam formar reservatórios de água para dar sustentabilidade as comunidades rurais da região. Os trabalhos iniciarão até a próxima quarta-feira (08/06) e está sendo investido em torno de R$ 1,3 milhão em recursos próprios do município. A assinatura da ordem de serviço aconteceu na Quadra Poliesportiva do Córrego São José.

O prefeito de Aracruz, Ademar Devens, destacou que a Prefeitura já investiu R$ 660 mil de recursos próprios do município, na recuperação e construção de barragens. “Fico muito feliz em atender o produtor da forma à qual ele necessita. A construção das barragens vai melhorar a produção. Solicito ao representante da empresa que faça uma obra de qualidade que atenda as expectativas das comunidades rurais, resolvendo o problema dos produtores”.

O secretário de Agricultura, Edmilson Martins Schwenck, disse que “o município tem orgulho em dar início a esse projeto, oferecendo aos produtores um recurso a mais para trabalhar. A prefeitura vai fiscalizar a obra, mas contamos com a cooperação dos produtores, no acompanhamento da construção das barragens”.

Em janeiro de 2008, o município de Aracruz sofreu com as fortes chuvas (tromba d’água) que destruíram 72 barragens em diversas propriedades rurais e uns dos setores mais afetados foi o agropecuário, já que a base econômica das famílias é feita em atividades de cafeicultura, pecuária bovina e fruticultura. Por isso, foi necessário a recuperação e a construção destas barragens, para auxiliar no processo de irrigação das lavouras no momento de estiagem.

O produtor de Córrego São José, Everaldo Jacomin, falou da importância dessas barragens. “Precisamos de água para irrigar desde o momento em que iniciamos o plantio. A água é a garantia da nossa produção. As barragens ajudam a armazenar grande quantidade de água, nos ajudando principalmente nos períodos de estiagem”.

O senhor Alfeu Pessotti, produtor de Rio Francês sempre viveu da agricultura. “Minha produção é mais o café mesmo e a barragem vai me ajudar na hora que precisar irrigar, porque se não tiver água não tem como produzir”. Também estiveram presentes no evento vereadores e representantes das comunidades contempladas com os serviços. A previsão é de que sejam concluídas em um ano.

Convênio de Cooperação Técnica

No mesmo momento, foi oficializado o Convênio de Cooperação Técnica entre Prefeitura de Aracruz e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, Incaper. O convênio objetiva o estabelecimento de condições básicas de cooperação entre as partes, visando a elaboração, execução, monitoramento e avaliação de um plano municipal de desenvolvimento rural sustentável, nas áreas econômicas e sociais, voltadas à agropecuária, fornecendo informações sobre a situação socioeconômica das principais atividades desenvolvidas e alternativas técnicas que poderão ser aplicadas para a promoção de melhoria das condições de vida das famílias que estão no meio rural do município de Aracruz.

O prefeito de Aracruz, Ademar Devens, ressaltou que muitos produtores desanimaram, desistindo do campo, indo para outras localidades. “Não podemos deixar que isso aconteça. Temos que desenvolver meios que venham fortalecer a permanência do homem no campo. Por este motivo, demos mais um passo firmando essa parceria com o Incaper, para dar uma atenção a mais ao produtor no que diz respeito ao atendimento técnico, com orientações para aumento da produção, venda e renda para as famílias”.

O chefe da Regional Nordeste do Incaper, Geraldo Mendes da Silva, destacou que “o homem do campo pode contar com técnicos qualificados para orientar suas atividades de forma sustentável”.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, vravani@aracruz.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: