Acontece nos dias 14 e 15 de junho a III Conferência Municipal de Defesa da Pessoa Idosa em Aracruz

O Conselho Municipal de Defesa da Pessoa Idosa de Aracruz (CMDPI) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds), promovem no dia 14 de junho, das 13h às 16h, e no dia 15, das 8h às 15h30, a III Conferência Municipal de Defesa da Pessoa Idosa. O encontro tem o apoio do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e tem como tema central “O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil”.
O evento acontece no auditório da Faculdade de Aracruz (FAACZ) e toda comunidade está convidada a participar, assim como representantes de entidades, organizações e órgãos municipais e estaduais que mantenham interface ou executam ações relacionadas ao idoso. A conferência tem como objetivo reunir representantes do governo e da comunidade para debater os principais desafios e decidir as prioridades para as políticas públicas que refletem no envelhecimento da população e na condição de vida dos idosos, nos dias atuais e para os próximos anos.
Segundo a presidente do CMDPI, Maryneidy do Nascimento Carvalho, o Conselho Municipal do Idoso tem por competência a formulação, coordenação, supervisão e avaliação da política municipal do idoso. “Enquanto conselho temos o compromisso de promover ações voltadas ao atendimento as necessidades básicas do idoso, mediante a participação das famílias, da sociedade e de entidades governamentais e não-governamentais. Eventos como estes propiciam a reflexão e discussão sobre os direitos da pessoa idosa”.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Ismael da Rós Auer, é muito importante debater sobre os avanços e os desafios da Política Nacional do Idoso na esfera municipal. “Precisamos cada vez mais, criarmos mecanismos para assegurar, efetivamente os direitos sociais do idoso, promovendo assim, sua autonomia, integração e participação efetiva em nossa sociedade”.
Na programação do evento constam apresentações culturais; lançamento da Campanha Educativa do CMDPI; leitura do Regimento Interno da Conferência; debates; plenária para análise, discussão e aprovação das propostas do Grupo de Trabalho e Eleição dos Delegados para Conferência Estadual.
Conheça a Programação
Terça-feira (14 de junho)
13h – Recepção e credenciamento;
13h30 – Abertura com fala de autoridades;
14h – Apresentação de vídeos institucionais (Recanto do Ancião e Centro de Convivência dos Idosos);
14h10 – Apresentação do Coral da 3ª Idade;
15h – Lançamento da Campanha Educativa do CMDPI;
15h40 – Leitura do Regimento Interno da Conferência;
16h – Lanche de encerramento.
Quarta-feira (15 de junho)
8h – Café com Prosa;
8h30 – Apresentação do Grupo de Teatro da 3ª Idade;
9h30 – Conferência Magna com o tema: “O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil”;
10h20 – Debate;
11h – Intervalo para almoço;
13h – Plenária para análise, discussão e aprovação das propostas do Grupo de Trabalho;
14h30 – Eleição dos Delegados para Conferência Estadual;
15h30 – Plenária Final de encerramento e lanche.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- ARSP oficializa reajuste tarifário do Saae Aracruz em nova resolução
- Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca visita o município do Sul para visita técnica de piscicultura
- Nova linha de transporte público beneficia moradores de Cachoeirinha do Riacho
- Chamamento Público: Secretaria de Desenvolvimento Social torna público o edital do Programa Compra Direta de Alimentos
- Programa Destino Futuro: startups e empresas inovadoras podem se inscrever até o dia 19 de maio
- Prefeitura realiza ações de conscientização Maio Amarelo
- Saúde realiza o Dia D da Vacinação contra a Gripe neste sábado (10)
- IPTU 2025: pagamento da Cota Única com 10% de desconto é até 12 de maio
- Aracruz planeja criar Corredor Ecológico de Biodiversidade para fortalecer a conservação dos recursos naturais no município
- Aracruz, a porta de entrada de importação e geração de empregos