Centenas de pessoas participaram ontem da III Conferência Municipal de Defesa da Pessoa Idosa

Publicado em: 15 de junho de 2011
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Centenas de pessoas participaram ontem da III Conferência Municipal de Defesa da Pessoa Idosa

Na tarde de ontem (14/06), no auditório da Faculdade de Aracruz (FAACZ), aconteceu a abertura oficial da III Conferência Municipal de Defesa da Pessoa Idosa, que tem como tema central “O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil”. O encontro é promovido pelo Conselho Municipal de Defesa da Pessoa Idosa de Aracruz (CMDPI), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds) e tem o apoio do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.

Aproximadamente 250 pessoas estiveram presentes na abertura que contou com a participação de autoridades municipais, representantes da Sociedade Civil Organizada, Polícia Militar, Idosos do Recanto do Ancião e do Centro de Convivência, Associação Indígena Tupiniquim e Guarani (AITG). O evento contou ainda com a participação de profissionais da saúde do município (Médicos, Enfermeiros e Assistentes Sociais). Do total de público presente 54% eram pessoas idosas.

Durante o evento foi feito o lançamento da Campanha Educativa do CMDPI que sensibilizou todos os presentes. A Comissão de Elaboração da Campanha foi convidada a lançar, em forma de cartilha, a Campanha Educativa do CMDPI na Conferência Estadual que acontece em Vitória, no próximo mês. Hoje (15/06) a conferência continua a partir das 8h e conta com a participação de representantes de entidades, organizações e órgãos municipais e estaduais que mantenham interface ou executam ações relacionadas ao idoso.

A conferência tem como objetivo reunir representantes do governo e da comunidade para debater os principais desafios e decidir as prioridades para as políticas públicas que refletem no envelhecimento da população e na condição de vida dos idosos, nos dias atuais e para os próximos anos. Hoje, os conferencistas irão ler o Regimento Interno; debater sobre os eixos temáticos; realizar plenária para análise, discussão e aprovação das propostas do Grupo de Trabalho e eleger os Delegados para Conferência Estadual.

Segundo a presidente do CMDPI, Maryneidy do Nascimento Carvalho, “o trabalho desenvolvido com a terceira idade em Aracruz é muito importante, pois integra os participantes dos grupos, melhorando a qualidade de vida e a saúde das pessoas idosas”. Carvalho ressalta ainda que, o Conselho Municipal de Defesa da Pessoa Idosa de Aracruz é pioneiro no lançamento da Campanha Educativa. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Ismael da Rós Auer, “o objetivo do evento é reunir o maior número de pessoas idosas, não só para inseri-las na sociedade como também chamar atenção da comunidade para a importância de oferecer um envelhecimento com dignidade e qualidade de vida”.

Para o vice-prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, essa conferência é uma oportunidade de valorizar os idosos e de discutir as políticas públicas voltadas para essas pessoas que tanto contribuíram para o desenvolvimento de nosso município. “Queremos destacar a importância dos idosos na sociedade e queremos que eles reconheçam que contribuíram na formação de seus filhos, que hoje, são cidadãos de bem e que ainda podem continuar contribuindo com inúmeras experiências de vida”. Cavaglieri destaca também, que esse é um momento de socialização e de valorização das pessoas idosas, elevando a autoestima e trazendo-as para convivência em sociedade.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: